A linhaça é uma pequena semente de cor marrom, muitas vezes usadas ​​em pães granulados. Muitas pessoas colocam a semente de linho em smoothies para fibra extra e gordura saudável. Elas podem também ser colocadas sobre saladas ou adicionadas aos alimentos cozidos.

Seus benefícios para a saúde tem sido propagandeados por vários veículos de informação por aí. Mas é interessante saber como a linhaça age realmente no seu organismo para você não se enganar com ela e achar que ela age de qualquer maneira.

Por isso, vamos dar aqui alguns valores e ações da linhaça sobre seu organismo. Os valores indicados aqui são para 2 colheres de sopa de linhaça.

Calorias e gordura

Duas colheres de sopa de linhaça contém 110 calorias e mais de 70 por cento disso provêm de gordura. Embora as sementes de linhaça serem ricas em gordura, praticamente toda a gordura de cada porção é insaturada, que é uma alternativa mais saudável. Uma porção de linhaça contém menos de 1 g de gordura saturada e sem colesterol. Sementes de linhaça também contêm ácidos graxos ômega-3, que são ácidos graxos poliinsaturados que o seu corpo não produz. Os ácidos graxos ômega-3 podem ser úteis para a prevenção da doença cardíaca, câncer e artrite.

Neste caso, podemos dizer que a linhaça é uma boa fonte de energia e que o Ômega-3 age em seu organismo como um lubrificante para facilitar a ação de seu metabolismo e seu corpo para prevenir problemas.

Fibra

Os restantes calorias em cada porção tem 3,8 g de proteína e 6 g de carboidratos. Quase todos os carboidratos em cada porção de sementes de linhaça vêm da fibra, as quais correspondem a 5,6 g. Isto fornece 20 por cento da ingestão diária recomendada, de fibra para a maioria dos adultos. A fibra da linhaça é cerca de 25 por cento de fibra solúvel e 75 por cento de fibra insolúvel. As fibras solúveis podem ajudar a diminuir o colesterol ruim, enquanto a fibra insolúvel ajuda a mover alimentos através de seu sistema, diminuindo assim a constipação.

Basicamente, a linhaça aqui age em seu corpo com as fibras ajudando a reter mais líquidos e contribuindo para que os alimentos percorram seu sistema digestivo com mais facilidade.

Cuidado com os milagres da linhaça

Cuidado: a linhaça é ótima, mas não milagrosa. Falamos aqui apenas das ações comprovadas cientificamente, e não das alegações milagrosas da linhaça. (Foto: estudiopratiqueyoga.blogspot.com)

Minerais e vitaminas

As sementes de linhaça proporcionam uma quantidade significativa de várias vitaminas e minerais. Uma porção de sementes de linhaça fornece 28 por cento da sua necessidade diária de cobre, 22 por cento de manganês e 19 por cento de fósforo e de magnésio. Todos estes minerais são importantes para muitas funções do organismo, incluindo o crescimento de ossos fortes. Uma porção de sementes de linhaça também fornece 15 por cento de ferro para os homens e 7 por cento para as mulheres. Além disso, 28 por cento da tiamina diária, uma das vitaminas B solúvel em água. A tiamina ajuda seu corpo a metabolizar o açúcar e também é importante para os nervos saudáveis.

Com isso, a linhaça age em seu organismo contribuindo para o fortalecimento dos ossos e ajudando que o açúcar não chegue a níveis muito elevados no sangue, o que pode levar à diabetes. Ela age aqui como um pequeno complemento para suprir parte de sua necessidade diária de nutrientes para manter as reações de seu metabolismo funcionando perfeitamente e melhorando consideravelmente seu sistema imunológico.

Cuidado com os excessos

Vale lembrar: o consumo em excesso da linhaça pode fazer mal. Aprecie com moderação. Além disso, cuidado com os excessos das publicações sobre a linhaça. A grande maioria deles exagera e muito sobre esta semente. Dito isto, esperamos que tenhamos ajudado vocês a usar melhor a linhaça para sua saúde.

Um comentário para “Como a linhaça age no organismo?”

  1. Orlando Camargo Leme Leme

    muito bom.

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