Posso comer a quinoa crua?

Quinoa, o grão dos Incas, é um alimento saudável, de baixo carboidrato glicêmico que podem adicionar variedade na nutrição para sua dieta. Quinoa tem um melhor perfil de proteínas e um teor de proteína mais elevado em comparação com outras fontes de proteína vegetal. Além disso, é livre de glúten e, assim, faz dele uma alternativa grão saudável para as pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten. No entanto, é importante cozinhar totalmente a quinoa para desfrutar de seu delicado sabor de noz e benefício de seu valor nutricional.

Quinoa crua

Quinoa cru não pode ser digerida corretamente e seus amidos não digeridos são suscetíveis de lhe causar desconforto gastrointestinal. Além disso, quinoa crua é coberta por uma substância chamada saponina, uma substância semelhante a sabão, que é tóxica que pode se ligar a alguns dos minerais que você come, impedindo-os de serem absorvidos.

Preparação e cozimento da quinoa

Cozinhar quinoa vai tornar mais fácil para o seu trato gastrintestinal digeri-la. Cozinhar também aumenta a sua digestibilidade para que seu corpo possa se beneficiar plenamente dos nutrientes importantes que a quinoa proporciona. Antes de cozinhar a quinoa, é importante que você lave em água corrente até que não produza mais espuma. Cozinhe a quinoa em duas partes de água, o que significa que para cada xícara de quinoa seca, você deve usar dois copos de água. Leve para ferver e deixe ferver por 15 a 20 minutos, ou até que todo o líquido seja absorvido.

Formas de consumo da quinoa

Apesar de poder ser bem saborosa crua, prefira comer a quinoa cozida para aproveitar melhor seus benefícios. (Foto: www.queenofquinoa.me)

Valor nutricional da quinoa

Cada 1/3 xícara de quinoa tem rendimentos brutos de cerca de 1 xícara de quinoa cozida. Uma porção de uma xícara de quinoa cozida fornece 222 calorias, 8,1 g de proteína, 3,6 g de gordura, 39,4 g de carboidratos e 5,2 g de fibras. Ela também contém muitas vitaminas B, tais como a riboflavina, a vitamina B-6 e folato, assim como os minerais cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Comer quinoa crua não permitiria que seu corpo absorva os nutrientes importantes que ela contém e pode mesmo impedir a absorção dos nutrientes encontrados em outros alimentos consumidos ao mesmo tempo.

Idéias saborosas para a quinoa

Você pode usar quinoa cozida como um mingau no café da manhã. Adicione peras em cubos, iogurte natural, nozes e canela ou queijo cottage, manteiga de amêndoa e framboesas para um café completo e satisfatório. Você também pode servir cuscuz cozido como um prato lateral, em vez de arroz ou batatas cozidas. Adicione os temperos e misture em seus vegetais favoritos para acompanhar a sua proteína. Você também pode usar resfriada quinoa cozida para preparar saladas frias com pepinos, cebolinhas, tomates, bem como feijão cozido e um molho de salada à sua escolha.

Cuidados no consumo da quinoa

Como todo alimento que é incluso em uma dieta saudável, é recomendado que você consulte um médico e/ou um nutricionista antes de começar a consumir a quinoa. Pode ser que você tenha alguma condição médica especial ou até alergia a este grão. por isso, não custa nada ser responsável e dedicar um tempinho para essa consulta antes de começar sua vida mais saudável com o consumo desse grão.

Quer saber mais sobre linhaça? Pesquise aqui!