Integral, moída ou em cápsulas de óleo, a semente de linhaça possui muitos benefícios que melhoram a saúde, tanto para homens quanto para mulheres. Infelizmente, o consumo desta semente de aparência inócua podem também levar a um efeito indesejado na forma de flatulência ou gases. Aprender os fatos sobre a linhaça e flatulência pode ajudá-lo a minimizar suas chances de sofrer este efeito colateral comum, mas embaraçoso no consumo da linhaça.

Os fatos

A semente de linhaça vem da planta do linho, a planta de flores azuis perene famosa por fornecer a fibra utilizada para criar um pano de linho e fio. Linhaça é muitas vezes usada para produzir óleo de linhaça, ou você pode consumir as sementes inteiras ou moídas. A semente tem uma dose saudável de fibra solúvel e é rica em ácidos graxos omega-3, ácidos graxos essenciais, que podem desempenhar um papel na redução do seu risco de doença cardiovascular. A semente de linhaça é usada como um laxante e preventiva do câncer, bem como para diminuir o colesterol elevado e minimizar ondas de calor que algumas pessoas sente em seus corpos.

A linhaça em seu organismo

Em certos casos, poderá ocorrer flatulência quando você inicialmente incorporar semente de linhaça moída em sua dieta, especialmente se o seu corpo não está acostumado a uma grande quantidade de fibras. Assim como outros alimentos, como o feijão, este alimentos ricos em fibras contém compostos como carboidratos complexos, que levam mais tempo para o seu corpo a quebrar e provocam a flatulência. Quando o processo de digestão não ocorre completamente no estômago e no intestino delgado, o alimento não digerido entra no intestino grosso. Isto resulta na produção de gás no intestino grosso, o que faz a sua presença conhecida através flatulência ou gases.

Gases e linhaça

Além de vergonhosos, gases também podem ser muito incômodos e levar a cólicas muito dolorosas. Cuidado com o consumo em excesso da linhaça! (Foto: prweb.com)

Prevenção e solução

Você deve ser capaz de evitar ou minimizar a maioria dos casos de flatulência ou gases causados pela linhaça, tomando algumas medidas extras quando você começa a consumir linhaça. Adicione a linhaça em sua dieta gradualmente, para dar ao seu corpo tempo para se ajustar a este alimentos rico em fibras. Como regra geral, comece com uma colher de chá de semente de linhaça moída por dia. Aumente a quantidade a cada dois ou três dias até que você esteja consumindo a quantidade desejada de linhaça, geralmente 1 colher de sopa para adultos saudáveis. Também, sugerimos que você evite consumir outras fontes ricas em fibras, como grãos e flocos de farelo, até que seu corpo se adapta ao consumo da linhaça.

Considerações

A água desempenha um papel fundamental na defesa contra um caso potencialmente vergonhoso de flatulência. A linhaça dobra seu volume e torna-se revestida com um gel escorregadio quando exposta à água ou outro líquido. Sem água suficiente, a linhaça poderia absorver líquidos disponíveis, causar uma digestão lenta e levar a problemas gástricos adicionais. Como regra geral, faça a hidratação da linhaça antes do consumo para saturá-la e evitar este problema.

Aviso

Sempre verifique com seu médico antes de adicionar suplementos, como a linhaça, na sua dieta. Minimize os potenciais efeitos colaterais de linhaça como flatulência, monitorando cuidadosamente a ingestão da linhaça. Outros efeitos colaterais gástricos que podem ocorrer com o consumo de linhaça incluem náuseas, diarreia e constipação. Em casos raros, você pode até mesmo desenvolver uma obstrução intestinal. Converse com seu médico e/ou nutricionista se os problemas relacionados com os gases não melhorarem dentro de alguns dias, ou se notar um pequeno aumento em outros sintomas gastrointestinais.

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