Quinoa é um grão com um aroma de nozes que cozinha facilmente e pode ser utilizada num número de diferentes pratos. Além disso, a quinoa é um dos poucos alimentos vegetais que contêm uma elevada qualidade de proteínas, semelhante à da proteína encontrada nos alimentos de soja. Conhecer os fatos nutricionais da quinoa e suas curiosidades pode ajudá-lo a torná-la parte de sua dieta diária.

Preparação da quinoa

Você pode fazer da quinoa o grão de qualquer refeição em cerca de 15 minutos. Para preparar, primeiro lave a quinoa em uma peneira sob água fria para remover a sujeira e pedras. Então, coloque 3 xícaras de água para ferver e adicione 1 xícara de quinoa limpa. Leve a água a ferver, reduza o fogo para baixo e continue cozinhando a quinoa até formar um creme, por cerca de 15 minutos. Esta receita vai render cerca de 4 xícaras de quinoa cozida.

Calorias da quinoa

Cada copo servido de quinoa cozida contém 222 calorias. Em comparação, uma xícara de arroz integral cozido contém 240 calorias. Ótimo para quem quer emagrecer sem perder importantes nutrientes da dieta.

Quinoa nos tempos atuais

Originada na época dos Incas, a Quinoa continua como um alimento completo e saboroso até os dia de hoje. (Foto: www.ledelicieux.com)

Quinoa é rica em fibras

Como um grão, a quinoa contém principalmente carboidratos. Cada dose de 1 xícara de quinoa cozida tem 39 g de carboidratos e de 5 g de fibras. Os carboidratos fornecem ao corpo energia e devem tornar-se a maior parte de sua dieta. A fibra de quinoa pode ajudar a controlar a fome e ajuda no controle de peso, juntamente com a melhoria da digestão. Mulheres adultas saudáveis ​​necessitam de 21 a 25 g de fibra por dia, e os homens adultos saudáveis, precisam de 30 a 38 g de fibra por dia.

Fonte de proteína de alta qualidade

Cada porção de 1 xícara de quinoa cozida contém 8 g de proteína. É um dos poucos alimentos de origem vegetal que contém todos os seus aminoácidos essenciais, tornando-se uma fonte completa de proteínas. Seu corpo utiliza os aminoácidos em alimentos para fazer as proteínas encontradas nos músculos, pele e células. Mulheres adultas saudáveis ​​necessitam de 46 g de proteína por dia, e homens adultos saudáveis ​​precisam 56 g de proteína por dia.

Baixo teor de gordura

Cada porção de 1 xícara de quinoa contém 3,5 g de gordura total. Recomenda-se que você limite a sua ingestão de gordura de 20 a 35 por cento do seu consumo total de calorias.

Boa fonte de ferro

A 1 xícara de quinoa cozida contém 2,8 mg de ferro. Ferro transporta o oxigênio em seu corpo. Sem a ingestão adequada de ferro, você pode se sentir fraco e cansado. Homens adultos saudáveis ​​e mulheres com mais de 51 anos de idade precisam de 8 mg de ferro por dia, e as mulheres em idade fértil precisam de 18 mg de ferro por dia. As mulheres têm necessidades de ferro mais elevadas por causa de sua perda de sangue através da menstruação. Para melhorar a sua absorção do ferro com a quinoa, coma com arroz e alimentos em vitamina C, como suco de laranja, tomates ou pimenta.

Não se esqueça que sua dieta só pode ser otimizada se for acompanhada por um profissional de saúde, como um médico especialista ou um nutricionista. Não deixe de tomar esse cuidado pois você pode sofrer resultados desagradáveis depois.

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