Quinoa era um alimento sagrado para os incas, eles chamavam a quinoa de “Chisaya Mama”, ou a mãe de todos os grãos. Quinoa não vai fazer você engordar. Este antigo super-nutriente pseudo-grão tem a estrutura nutricional que pode sustentá-lo e melhorar sua saúde. Ele também pode ajudá-lo a construir a resistência física. Porém, em excesso nada vai fazer mal e a preocupação pode não ser apenas se você vai engordar ou não, mas o quão mal o excesso de consumo está te fazendo.

Nutrientes da quinoa

O consumo de quantidades excessivas da maioria dos alimentos pode resultar em ganho de peso. Isto é particularmente verdadeiro se os alimentos são ricos em energia, como gorduras e carboidratos quando são consumidos. Apesar disso, certos alimentos, como a quinoa, estão menos inclinados a produzir excesso de gordura corporal e obesidade. Quinoa tem os atributos que não suportam o ganho de gordura corporal. Quinoa pode ser visto como uma dieta saudável e equilibrada em um alimento porque contém nutrientes de qualidade em quantidades e proporções adequadas que suportam uma boa saúde. Um copo de quinoa contém 69 g de carboidratos complexos, 13 g de proteínas de qualidade, 6 g de fibras dietéticas e de 6 g de gorduras. Além disso, quinoa contém minerais, vitaminas e antioxidantes.

Índice glicêmico da quinoa

Quinoa tem um baixo índice glicêmico de 35 em comparação com outros carboidratos, tais como arroz branco, que tem um índice glicêmico de 90, e de milho, com um valor de 65. Índice glicêmico é uma medida de quão rápido um alimento ingerido aumenta o nível de glicose no plasma de seu sangue. Alimentos com valores altos no índice glicêmico pode aumentar a glicose no plasma muito rapidamente e preparar o terreno para o ganho de gordura corporal e desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2.

Engordando com alimentos saudáveis

Tudo em excesso engorda. Até a quinoa. Portanto, vá com calma! (Foto: www.vincedelmontefitness.com)

Efeito estabilizante da glicose pela quinoa

Quinoa pode ajudar a estabilizar o nível de glicose no plasma para normal ou quase normal e evitar os grandes picos de glicose no plasma que podem suportar condições adversas de saúde. Quando a glicose do plasma está estável a níveis normais ou quase normais, o nível plasmático de insulina é também controlado porque o nível de insulina no plasma geralmente está paralelo ao nível de glicose no plasma. Isto é importante porque o nível elevado de insulina facilita armazenamento de gordura corporal rumo à obesidade.

Tolerância ao exercício

Quinoa permite incluir exercícios rigorosos e protocolos de fitness em seu programa de saúde para que você possa ter um melhor controle de seu peso corporal, pois seus nutrientes apoiam a resistência física. Exercícios de baixa, moderada e alta intensidade podem ser realizados com uma dieta à base de quinoa. Isso contrasta fortemente com dietas de baixo carboidrato que podem suportar apenas os exercícios aeróbicos de intensidade baixa e moderada. Exercícios de alta intensidade são largamente apoiado pela respiração anaeróbica e grandes reservas de glicogênio, ao passo em que exercícios de intensidade moderada são suportados em grande parte por gorduras e disponibilidade de oxigênio. Os carboidratos e protocolos de exercícios apropriados são necessários para construir os depósitos de glicogênio para que exercícios de alta intensidade toleram. Os baixos níveis de carboidratos nas dietas de baixo carboidrato tornam difícil construir glicogênio suficiente para suportar protocolos rigorosos de fitness.

Não preciso nem dizer da grande importância de consultar um médico e um nutricionista antes de adotar essa dieta e a rotina de exercícios, não é? Este artigo tem a função apenas de informar e é o médico e os profissionais de saúde é que vão realmente decidir se a quinoa é ou não a dieta ideal para seu perfil físico.

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2 comentários para “Quinoa engorda ou ajuda a emagrecer?”

  1. Antonio Adelbal Bianchini Bianchini

    Muito bom este comentario sobre quinoa gostei

    Responder
  2. José

    Sou atleta, vou experimentar!

    Responder

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