Açaí tem uma reputação forte a defender. Como um suplemento dietético, seus supostos benefícios incluem perda de peso, melhora no desempenho sexual, aumento da energia, a regulação dos níveis de colesterol, a saúde da pele e propriedades antioxidantes. Enquanto poucas reivindicações foram fundamentadas com estudos cientificamente controlados, a fruta roxa exótica, crescida nos trópicos da América do Sul, oferece nutrientes essenciais para uma dieta saudável.

Muitas são as pessoas que já usam essa mistura com sucesso e acompanhamento médico. Eu mesmo já tomei e aprovo.

Juntando o açaí com a linhaça, podemos ter então um efeito arrasador para sua saúde, já que ambos tem antioxidantes e muitos benefícios para a saúde. Mas o que esta combinação pode realmente fazer por você?

As gorduras insaturadas

Mais da metade das calorias de açaí são derivadas de gorduras. Destas, gorduras mono e polinsaturadas são responsáveis ​​por quase 70 por cento. Consumir essas gorduras saudáveis ajuda a reduzir no seu sangue o LDL, o colesterol “ruim”, e tomar uma quantidade moderada vai aumentar a sua sensação de saciedade, o que é especialmente importante quando em uma dieta de restrição calórica. A linhaça pode ajudar nessa mistura, pois tem propriedades parecidas pela riqueza em fibras em o ômega-3. Mas vale lembrar que o consumo em excesso pode até fazer mal, e uma mistura balanceada é o ideal aqui.

Fibras

Uma dieta rica em fibras melhora não só a sua saúde intestinal, mas também ajuda na perda de peso, retardando a digestão e aumentando sua sensação de saciedade, diminuindo os níveis de colesterol LDL no sangue e controlando os níveis de açúcar no sangue. Açaí fornece uma medida substancial de fibra dietética, respondendo por quase metade do peso seco do fruto. Inclua uma quantidade modesta de Açaí em sua dieta a perceber os benefícios deste nutriente. Ao misturar a linhaça, você adiciona ainda o ômega-3, além de mais fibras na mistura.

Açaí complementado pela linhaça

Assim como várias adições feitas ao açaí em receitas tradicionais, a linhaça também pode complementar o açaí de forma bem saudável e deliciosa! (Foto: plusbelletouslesjours.blogspot.com)

Antioxidantes

Encontrado em quantidades moderadas no açaí, antioxidantes desempenham um papel importante na dieta ao neutralizar os radicais livres e, como tal, pode auxiliar na prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e doença de Alzheimer. Foi descoberto que o suco do açaí apresentou maior atividade antioxidante in vitro do que o suco de cranberry, laranja ou maçã, mas menos atividade antioxidante que o vinho tinto ou suco de romã, uva Concord, cereja mirtilo ou preto. Também descobriram que os antioxidantes do açaí foram eficazes para matar células de leucemia humana em um modelo baseado em células. Junte a efetividade dos antioxidantes do açaí com os da linhaça e temos uma poderosa mistura preventiva para vários problemas de saúde.

Calorias

O outro lado da adição de uma fruta, como açaí, é que é que a riqueza de gordura na sua dieta facilita o consumo excessivo. Enquanto incorporando alimentos com gorduras saudáveis ​​em um plano de dieta é essencial para uma boa saúde, a moderação é a chave. Equilibre seu consumo de açaí com sua ingestão calórica total para otimizar seus benefícios sem sacrificar o seu programa de dieta geral. Neste momento, a linhaça pode entrar na dieta como uma contrapartida: nos momentos onde você iria consumir o açaí, você pode optar pela linhaça e assim, diminuir a quantidade de calorias ingeridas. Um nutricionista poderá te ajudar melhor a fazer o balanço certo entre a linhaça e o açaí.

Custo

O preço do Açaí é elevado em relação aos benefícios previstos. A popularidade em torno Açaí também eleva o custo. Economize dinheiro comprando mais alimentos de baixo custo que fornecem nutrientes semelhantes, e trate do açaí como algo ocasional. Não que a linhaça seja um substituto completo ao açaí, mas ela tem tantos efeitos positivos quanto esta fruta dos trópicos. A combinação entre ambas só tende a trazer mais benefícios para sua saúde e alimentação.

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