Com o crescente consumo da linhaça como fonte de nutrientes para sua alimentação, é natural que várias perguntas também apareçam. E é por isso que neste artigo buscaremos esclarecer algumas destas perguntas para você.

Qual a diferença entre a linhaça marrom e a dourada?

Falando dos benefícios para a saúde, ambas são muito similares. A marrom, brasileira, é mais barata e é normalmente mais rica em ômega-3 do que a versão dourada, importada geralmente do Canadá.

Quais as principais características da Linhaça e suas indicações?

Além de ser rica em ômega-3, que são excelentes agentes anti-inflamatórios e regeneradores celulares, elas podem ajudar na queima rápida de calorias. É também rica em fibras e outras substâncias que ajudam no funcionamento da flora intestinal. A riqueza em proteínas ajuda também no funcionamento das funções cerebrais e as substâncias antioxidantes nela presente são creditadas como benéficas para retardar o envelhecimento celular.

Existe limite de consumo diário?

Não há necessariamente um limite para o consumo. Mas é recomendado um consumo moderado para a linhaça devido a sua alta concentração energética, sendo 2 colheres de sopa por dia para adultos e 1 colher de sopa por dia para crianças até 12 anos de idade.

Consumo da linhaça

Imagine só um pão delicioso como esse com linhaça? É uma receita fácil e com muitos benefícios para sua saúde. (Foto: http://www.ellies-whole-grains.com)

Qual a maneira mais saudável de consumir a linhaça?

Sempre opte por comprar a semente em sua forma mais pura e orgânica, evitando assim que ela oxide rapidamente. O óleo deve ser consumido em poucas semanas após sua abertura e a semente triturada pode conter substâncias antioxidantes que diminuem a eficácia da linhaça. Sempre faça a germinação da linhaça antes de seu consumo e não jogue o líquido da germinação fora, uma vez que ele também conterá preciosos nutrientes para sua alimentação.

A linhaça também é indicada para quem deseja emagrecer? Por que?

Por possuir muitas fibras, a linhaça faz com que seu sistema digestivo funcione melhor, desintoxicando seu corpo de substâncias que fazem mais mal do que bem. O consumo da linhaça também faz com que seu cérebro libere um hormônico em seu corpo chamado colecistocinina, que provoca a sensação de saciedade.

Qual a forma correta de consumir a linhaça?

A linhaça é melhor consumida quando fresca, isto é, quando é germinada ou preparada pouco antes de seu consumo. Vitaminas são muito populares. Entretanto, a mistura da semente nas principais refeições também pode ser muito benéfica.

O óleo oferece o mesmo benefício que a semente? Por que?

Cada um traz benefícios diferentes. A semente, em sua forma integral, traz mais dos nutrientes da linhaça para sua dieta. Já o óleo tende a ter uma maior concentração de ômega-3, muito utilizado na fabricação de cápsulas de suplementos alimentares baseados na linhaça. O óleo também pode ter outras aplicações, como tratamentos estéticos e na marcenaria.

Quais receitas caseiras são simples de preparar com a linhaça?

Além do já citado consumo da linhaça com vitaminas e misturada com as principais refeições, a linhaça pode ser consumida com diversos alimentos. Porém, prefira misturá-la com saladas, alimentos naturais e crus, evitando que você tenha efeitos indesejados, como gases ou diarreia.

Semente de linhaça contém glúten?

Nenhuma das variedades da semente de linhaça contém glúten, a não ser quando misturadas com outras substâncias em receitas e produtos industrializados.

Linhaça e refeições

A linhaça pode complementar as principais refeições de seu dia. É só misturada algumas sementes na receita e pronto! (Foto: http://1.bp.blogspot.com)

Guardar a semente triturada é errado?

Com certeza absoluta. Ao triturar a semente, você acelera o processo de oxidação e faz com que muitos dos nutrientes se percam. Porém, se triturar a semente for sua única opção, consuma a linhaça triturada em poucos dias e a armazene em um pote fechado, longe de fontes de luz, evitando assim que ela faça mais mal do que bem para sua saúde.

É preciso de receita médica para consumir a linhaça?

O consumo da linhaça não precisa de receita médica. Porém, se você apresenta um histórico de sensibilidade a certos alimentos ou já tem problemas de alimentação, a recomendação é que você consulte um médico e um nutricionista para orientá-lo melhor sobre como incluir a linhaça em sua alimentação.

A linhaça funciona para travesseiros?

Sim, funcionando muito bem no propósito de criar produtos aromaterápicos. Mas lembre-se que a aromaterapia pode ser só um placebo e a promessa de efeitos muito milagrosos devem ser questionados.

Diabéticos podem consumir linhaça?

Sim. Inclusive, é creditada à linhaça alguns benefícios para baixar os níveis de açúcar no sangue. É um alimento de baixo nível glicêmico, tornando-a uma excelente opção para diabéticos. Recomendamos 1-2 colheres de sopa pela manhã e 1-2 à noite. Se você tem muitos picos de açúcar no sangue, coma uma colher se sopa 3-4 vezes por dia.

Eu sou vegetariano. Deveria incluir a linhaça na minha dieta?

Muitos vegetarianos não consomem proteína suficiente em suas dietas. Uma forma para adicionar a proteína nas dietas é comendo algumas colheres de sopa da linhaça por dia. Além das proteínas, a linhaça também contém ácidos graxos essenciais (como o ômega-3, que normalmente só é encontrado ricamente em peixes), fitoquímicos, vitaminas, potássio e outros minerais.

A linhaça do supermercado é a mesma vendida na feira orgânica?

Não. Com a popularização da linhaça, virou senso comum das fabricantes de produtos saudáveis incluírem a linhaça em todas as suas receitas ou até mesmo venderem pacotes de sementes de linhaça. Quanto mais industrializada a linhaça for, menor será a quantidade de nutrientes. Portanto, busque evitar a compra da linhaça de outra forma que não seja a mair orgânica possível.

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