As sementes de linhaça são menores que os grãos de pimenta, mas podem adicionar enormes benefícios à sua saúde digestiva se você as incluir em sua dieta. Os benefícios da linhaça são numerosos, quase tão numerosos quanto a variedade de maneiras pelas quais você pode incluir linhaça moída e óleo de linhaça em sua dieta. Mas isso também inclui benefícios para o intestino?

Benefícios da linhaça

Os benefícios da linhaça incluem serem uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, conter fibra solúvel que ajuda no processo digestivo, conter lignanas (um tipo benéfico de substância derivada de plantas) e conter óleos que eles contêm contribuem para a regularidade digestiva, lubrificando seu sistema.

As sementes de linhaça, provenientes da planta do linho, também são uma rica fonte de vitaminas e minerais, o que as torna um ótimo complemento para sua dieta.

Linhaça para o intestino e para a dieta

Você quer coisas em sua dieta que sejam multifuncionais, e contenham micronutrientes, como vitaminas e minerais, e também ajudem na digestão e fibras. Os ômega-3s são um benefício adicional. Ômega-3s são anti-inflamatórios. A inflamação é provavelmente a causa da maioria dos nossos problemas e condições crônicas, como aquelas que atingem nossos intestinos.

Benefícios da linhaça

A linhaça pode trazer diversos benefícios para a saúde intestinal, contribuindo para uma melhor digestão e ingestão de nutrientes. (Foto: CureJoy)

Incluindo a linhaça na dieta para intestino preguiçoso

A linhaça está disponível de várias formas, como farinha, integral e em óleo. Qualquer uma dessas formas pode ser incluída em sua dieta. Mas existem alguns fatos importantes para saber sobre como eles são melhor utilizados em sua dieta:

É muito importante comer linhaça moída e não linhaça inteira. Se você tentar comê-las inteiras, elas simplesmente passarão pelo seu sistema sem serem digeridas. Quando moídas, no entanto, são uma boa fonte de fibra solúvel, o que ajuda na evacuação. Um moedor de café básico pode ser usado para moer algumas colheres de sopa de linhaça inteira sempre que você precisar.

Leve à geladeira óleo de linhaça e farinha de linhaça moída. Como qualquer óleo, os produtos que contêm óleo de linhaça podem ficar rançosos (estragados) ao longo do tempo. Manter esses alimentos refrigerados os preserva por mais tempo. Você saberá quando os produtos de linhaça começam a ficar ruins pelo cheiro. E embora o óleo de linhaça seja uma fonte rica de ácidos graxos ômega-3, ele não contém nenhuma fibra – portanto, se os benefícios digestivos são sua principal preocupação, opte por sementes de linhaça moídas.

Como consumir a linhaça?

Aqui estão algumas idéias para incluir sementes de linhaça em sua dieta:

  • Adicione a linhaça moída ao cereal, quente ou frio.
  • Agite a linhaça moída em um pouco de suco.
  • Polvilhe a linhaça moída na salada.
  • Inclua óleo de linhaça em sua mistura de molho para salada.
  • Use farinha de linhaça em seu cozimento ou mesmo como adição ao bolo de carne ou a outros pratos semelhantes.

Não há recomendações sobre a quantidade de linhaça que você deve incluir em sua dieta, embora existam recomendações para fibras alimentares e para ácidos graxos ômega-3.

Se você nunca teve muita fibra em sua dieta e começa a aumentar seu consumo, vá devagar. Certifique-se de beber muita água ao adicionar linhaça ou outras fontes de fibra. A água é necessária para que a fibra funcione da melhor maneira possível.

Muitas pessoas estão preocupadas com o teor de gordura e podem se afastar das sementes de linhaça porque também contêm gorduras. No entanto, as gorduras e óleos do ômega-3 são saudáveis ​​e estão em quantidades tão pequenas que não interferem nos seus planos de dieta com pouca gordura. A maioria das gorduras das dietas vem de frituras, alimentos processados, produtos de origem gordurosa, e não da adição da linhaça na dieta.

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