Parece que todos os dias há um novo superalimento “obrigatório” ou suplemento de projeção para um lugar em sua despensa. Um pote de lucuma aqui, alguma raiz de açafrão ali e, a próxima coisa que você sabe, seu orçamento de supermercado foi canibalizado por ingredientes exóticos.

No entanto, não importa quantas poções e pós novos para nós estejam chegando às prateleiras, há algo a ser dito sobre o básico. A linhaça, por exemplo, é um item básico da cozinha que nunca deve ser excluído da sua lista de compras.

Há uma razão para essas pequenas sementes castanhas serem um alimento básico nos últimos 6.000 anos. Elas são embaladas com magnésio, tiamina, ácidos graxos ômega-3 e lignanas, para citar alguns. Esses nutrientes foram associados a melhor sono, saúde cerebral, regulação do humor e equilíbrio hormonal, respectivamente. De repente, a linhaça parece um pouco mais emocionante, não é?

Benefícios da linhaça

Além dos benefícios potenciais mencionados acima, há outro grande benefício associado à linhaça: é conhecido por ser incrível para o seu intestino.

Por um lado, pode ajudar a mantê-lo regular. A linhaça é cheia de fibras, mas contém especificamente altos níveis de goma de mucilagem – uma fibra formadora de gel que é solúvel em água e, portanto, se move pelo trato gastrointestinal sem ser digerida. A fibra se liga a qualquer coisa que precise ser varrida e puxa-a pelo seu sistema.

Mas esse não é o único trabalho da fibra de linhaça. Outro benefício é que ela pode ajudar a impedir que o alimento esvazie muito rapidamente no intestino delgado. Isso pode aumentar a absorção de nutrientes – para você aproveitar melhor a comida que já está comendo – e fazer você se sentir mais satisfeito por mais tempo.” Se a perda de peso é seu objetivo, ela acrescenta, isso fará com que o processo aconteça com mais eficiência. e sustentável do que reduzir as calorias.

Linhaça na dieta

Use a linhaça na dieta em diversas receitas para obter os melhores benefícios e bons nutrientes. (Foto: divulgação)

Como usar a linhaça na comida?

Se existe uma desvantagem na semente de linhaça, é uma manutenção um pouco alta – você não pode simplesmente colher algumas sementes inteiras da lixeira a granel e chamá-la de um dia. A linhaça inteira não pode ser decomposta e passará pelo seu sistema digestivo sem uso. Então, você deve optar por sementes de linho moídas ou farelo de linho, em vez de simplesmente polvilhar as sementes inteiras em cima de smoothies e saladas.

Para o linho mais fresco possível, recomenda-se comprar sementes de linhaça inteiras e triturá-las em pó com um moedor de especiarias sempre que quiser usá-las. “Se você não pode moer as sementes, pode comprar uma refeição de machado – mas apenas se for mantida no corredor da geladeira”, acrescenta ela. Isso ocorre porque os óleos da linhaça oxidam rapidamente quando expostos ao ar. Certifique-se de refrigerar as sementes e as refeições e usar logo após a moagem.

Outra opção é o óleo de linhaça – ele oferece os mesmos benefícios de saúde que as sementes inteiras, mas, novamente, é um pouco temperamental. Você também deseja armazenar o óleo de linhaça em um local fresco e escuro e usá-lo ao cozinhar a uma temperatura mais baixa para manter suas propriedades nutricionais.

Onde posso colocar linhaça?

Depois que você estabelece essas regras, a semente de linhaça surpreendentemente vale em tudo. Abaixo, compartilhamos algumas das maneiras favoritas de incorporar as super-sementes em uma rotina diária de cozinha, da manhã à noite até o lanche da noite. Apenas você deve se certificar de começar devagar, pois mais de 1/4 a 1/2 colher de chá para começar pode causar inchaço e gases.

1. Use farinha de linhaça ao assar

Você pode adicionar farinha de linhaça em praticamente qualquer bom cozido para um impulso nutricional. Existem algumas maneiras de fazer isso: Substitua metade de uma xícara de farinha por farinha de linho; substituir um ovo por uma colher de sopa de linho e três colheres de sopa de água misturadas; ou substitua cada colher de sopa de margarina, manteiga ou óleo por três colheres de sopa de farinha de linhaça.

2. Adicione o leite de linhaça ou a linhaça moída aos smoothies

Independentemente da opção escolhida, o linho é um complemento à prova de falhas – basta despejar uma pequena quantidade de leite ou sementes no liquidificador e você estará pronto. (Não há necessidade de moer as sementes primeiro neste caso, pois o liquidificador fará isso por você.) Gostamos de usá-las no lugar das sementes de chia no Smoothie, mas como são de sabor bastante neutro, você pode adicioná-las a qualquer mistura.

3. Use óleo de linhaça em molho de salada caseiro

Onde quer que você normalmente use óleo de oliva ou abacate, é possível trocar facilmente o óleo de linhaça. É um bom complemento para molhos salgados e doces, e você nem precisa limitá-lo a vegetais crus. Também recomendamos regar com suas proteínas, alimentos fermentados e gorduras saudáveis.

4. Misture a linhaça moída na tigela do café da manhã

A linhaça moída é um ótimo complemento para pratos à base de iogurte e grãos, e se você o misturar bem o suficiente, provavelmente nem perceberá que está lá. O café da manhã com infusão de linho favorito de Youkilis inclui aveia, aveia durante a noite e parfaits de frutas. Bônus: todas essas opções oferecem uma quantidade adicional de fibra, ampliando os benefícios do linho.

5. Adicione linhaça moída à sua granola caseira

Você pode obter sua semente de linhaça com toneladas de granolas saudáveis e compradas em lojas, mas por que não aumentar o fator de frescura e fazer um lote em casa? Basta misturar um pouco de linhaça moída nos ingredientes da granola e tostar em fogo baixo no forno até ficar crocante.

Como vocês usam a linhaça na dieta? Quais misturas mais gostam de fazer?

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