Como muitas sementes, as sementes de chia oferecem um valor nutricional sólido na forma de fibra dietética benéfica e ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração. Alegações também foram feitas sobre as sementes de chia que promovem a perda de peso. As sementes de chia podem ajudar a perder peso ou manter um peso saudável à medida que você envelhece?

Ganho de peso com a idade

Muitos fatores podem contribuir para o ganho de peso à medida que você envelhece, incluindo mudanças hormonais, alterações no nível de atividade e alteração da massa muscular. Uma mudança geral na forma do corpo tende a ocorrer em homens e mulheres, com ou sem ganho de peso. Níveis mais baixos de estrogênio após a menopausa geralmente levam a mais gordura na seção intermediária em mulheres; nos homens, a circunferência do quadril diminui tipicamente. Se você é menos ativo e queima menos calorias, você vai adicionar quilos, a menos que você ajuste sua ingestão calórica em conformidade.

Semente de chia ajuda a emagrecer?

Livros de dieta populares recomendam consumir 4 a 8 colheres de sopa de sementes de chia ao longo do dia para mantê-lo menos faminto e menos propenso a comer em excesso. Como as sementes de chia absorvem até 10 vezes seu peso em água, os proponentes dizem que as sementes ajudarão a encher seu estômago e diminuir a velocidade com que seu corpo processa o que você comeu em sua refeição mais recente. Não há muita pesquisa sobre os benefícios da perda de peso de consumir sementes de chia, e o que existe de fato não oferece nenhum efeito.

O que as pesquisas dizem sobre perder peso com a semente de chia?

Por exemplo, um estudo de 2009 com 76 homens e mulheres com sobrepeso ou obesos (mas saudáveis) analisou o que aconteceu quando indivíduos do estudo consumiram 25 g (cerca de 3 colheres de sopa) de sementes inteiras de chia na água duas vezes ao dia. , antes da primeira e última refeições do dia. Após 12 semanas, os indivíduos entre as idades de 20 e 70 anos foram medidos para alterações na massa corporal, composição corporal, glicose no sangue, pressão arterial e outros marcadores da doença.

As evidências? A massa corporal não mudou nem para os sujeitos de chia nem para os que receberam placebo em pó. Apesar de pesquisas anteriores mostrarem que galinhas alimentadas com sementes de chia têm menor massa corporal, e ratos alimentados com chia têm menos gordura visceral (um tipo de gordura abdominal localizada profundamente no abdômen), a única mudança em seres humanos neste estudo foi o aumento dos níveis de Ácido alfa-linolênico ácido graxo ômega-3 saudável, ou ALA.

Os cientistas escrevem que aumentar a ingestão diária de fibra em quase 19 g no grupo chia deveria ter induzido uma sensação de plenitude antes das refeições da manhã e da noite, embora nenhuma perda de peso tenha sido observada no final do estudo de 12 semanas.

Resultados semelhantes foram encontrados em um estudo de 2012 de 56 mulheres com sobrepeso e pós-menopausa. Os sujeitos receberam 25 g de sementes de chia inteiras ou moídas (ou sementes de papoula como placebo) por 10 semanas, com massa corporal, composição corporal, pressão arterial e outros marcadores medidos após a conclusão do estudo. Nenhuma mudança na massa corporal ou composição foi encontrada em ambos os grupos.

Esses achados estão de acordo com os de um pequeno ensaio clínico randomizado. Após 12 semanas, os 27 indivíduos, todos com diabetes tipo 2 bem controlado, não apresentaram alteração no peso corporal, embora tenha havido melhorias significativas em alguns fatores de risco cardiovascular.

Controle de peso com chia

Quando usadas em conjunto com uma alimentação mais saudável, as sementes de chia se mostram muito eficientes para melhorar o peso. (Foto: Openfit)

Sementes de chia não fazem milagres pela perda de peso

Não há nada de mágico na chia para promover a perda de peso em adultos mais velhos. Há muita nutrição nessa pequena semente, sem dúvida. Sementes de chia contêm ALA, e elas são ricas em fibra dietética. Mas esse grupo de nutrientes não significa que eles vão magicamente fazer qualquer coisa em seu corpo.

Mesmo com uma carga tão grande de fibras solúveis – até quase 19 gramas a mais, a cada dia – parece que, mesmo que as pessoas mais velhas percam um pouco de peso cedo, elas se adaptam rapidamente à maior carga de fibras. Por fim, parece não haver nenhum efeito a longo prazo na perda de peso com as sementes de chia.

Será que a capacidade da Chia de absorver água faz com que seja útil para a perda de peso?

Há ampla pesquisa nutricional que sugere que a água pode aumentar a perda de peso se consumida em alimentos, e não simplesmente como uma bebida. Se chia absorve água, pode retardar o esvaziamento do estômago, como fazem outros alimentos ricos em água. Isso pode fazer com que você se sinta mais satisfeito e, portanto, menos propenso a comer demais. Ainda assim, não acho que devamos procurar um componente ou alimento para nos ajudar a perder peso. Estimular o consumo de vegetais e comer mais fibras. alimentos, mais alimentos ricos em água, mais proteína, e diminuir a densidade total de calorias de sua dieta é muito mais eficiente, em conjunto, para a redução do peso corporal.

A conclusão para a perda de peso é que você tem que consumir menos e queimar mais, perder peso em qualquer idade. As sementes de Chia são nutritivas, como muitas outras sementes, mas não permitem que você coma o que quiser.

O que você acha das sementes de chia para a perda de peso? Você consumiria essas sementes para te ajudar na dieta?

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