Sementes de Chia, conhecido por seu papel em plantas para crescimento de cabelo, rivaliza com a linhaça para o status de super nutricional. Ambas oferecem altos níveis de ômega-3, além de oferecer proteínas, fibras e antioxidantes. Compreender os benefícios da dieta de ambas as sementes podem ajudá-lo a determinar a forma de utilizá-los para a melhor vantagem nutricional.

Ah, e antes de mais nada, sim: a Chia combina melhor com a linhaça do que qualquer outra semente. Veja abaixo por que.

Características da semente de Chia

Chia é uma semente da planta Salvia nativa do México, uma vez utilizada como um alimento de energia para os guerreiros astecas. 28 g de sementes de chia contém 137 calorias, 9 g de gordura e 4 g de proteína. Elas também são uma fonte de cálcio, com 18 por cento da ingestão diária recomendada com base em uma dieta de 2.000 calorias. 28 g de chia também oferecem 27 por cento do fósforo e 30 por cento do manganês. Fósforo contribui para a saúde dos tecidos, membranas celulares mais saudáveis, proteínas e ADN, enquanto manganês atua como um antioxidante. Use sementes de chia em assados, polvilhe-as sobre cereais ou saladas ou misture em smoothies.

Características da semente de linhaça

Linhaça é conhecida por seu alto teor de gordura ômega-3, um ácido graxo saudável para o coração. Linhaça contém 150 calorias em 28 g. Elas também contêm 12 g de gordura, 8 g de carboidratos e 5 g de proteína, comparável às sementes de chia. Linhaça, no entanto, é mais baixa em cálcio, com apenas 7 por cento do nível diário, e fósforo, com 18 por cento. Linhaça, no entanto, contém 9 por cento do ferro, enquanto chia oferece nenhum, e de 31 por cento de tiamina, 27 por cento de magnésio, 35 por cento de manganês e 17 por cento de cobre. O manganês e fósforo promovem a saúde óssea, enquanto o cobre e tiamina suportam o seu metabolismo. Linhaça moída também pode ser adicionada em assados, cereais ou smoothies.

Combinando as sementes

A combinação das sementes além de saborosa, forma um importante suplemento alimentar natural. (Foto: ecochick.com)

O fator Ômega-3

Omega-3 são nutrientes essenciais que você deve obter a partir de sua dieta. Eles são essenciais para o funcionamento do cérebro e podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas. Sementes de linhaça e Chia contêm quantidades mais ou menos comparáveis ​​de ômega-3 e servem como excelentes fontes dessas gorduras saudáveis.

Efeitos na Saúde adicionais

Sementes de Chia são ricas em fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir o colesterol. Sementes de Chia formam um gel quando imersas em água, o que as torna valiosas para os diabéticos. O gel envolve carboidratos durante a digestão, diminuindo a sua liberação para a corrente sanguínea e ajudando os níveis de açúcar no sangue. O ácido alfa-linolênico em sementes de linhaça pode ajudar quem sofre de problemas cardíacos. Linhaça também pode ajudar a baixar a pressão arterial e colesterol.

Combinando a Linhaça com a Chia

Linhaça deve ser moída para liberar seus nutrientes, mas sementes de chia não. A qualidade de formação de gel de chia a torna valiosa para a dieta. O gel faz você se sentir mais cheio, ajudando você a ficar com plano de refeições de baixa caloria. Sementes de Chia também ajudam com a hidratação, pois absorvem água, quando elas formam um gel – tornando-as úteis para atletas de resistência.

O que acharam da combinação? Compartilhem ideias e receitas nos comentários abaixo!

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