O pudim de sementes de chia pode ser o café da manhã saudável mais fácil que você pode fazer. Tudo o que você precisa fazer é misturar sementes de chia e leite junto com qualquer adoçante de sua escolha e algumas horas depois você terá o pudim de chia mais delicioso.

Você pode usar leite de coco, leite de amêndoa ou meu leite de caju favorito para uma opção deliciosa sem laticínios e vegana. Em seguida, cubra com suas frutas favoritas!

Pudim de chia é saudável

Lembro-me da primeira vez que fiz pudim de semente de chia e pensei no quão simples era. Eu não conseguia acreditar que uma refeição saudável poderia ser tão fácil e não exigir pelo menos um punhado de eletrodomésticos ou aparelhos de cozinha.

Como você pode esperar, meus primeiros pudins de chia foram apenas os básicos, uma variedade comum – sementes de chia, leite de coco, xarope de bordo e extrato de baunilha, ensopados durante a noite. E não que haja algo de errado com isso. Eu ainda deixo isso claro o tempo todo.

Mas agora eu percebi que o pudim de semente de chia pode ser uma obra de arte incrível e criativa no café da manhã. É como um livro de colorir adulto. Exceto que não há linhas e as combinações de sabores são infinitas!

Benefícios do pudim de chia fit

Os benefícios da semente de chia são bastante significativos. Eles são embalados com antioxidantes, fibras, cálcio, manganês e gorduras saudáveis, como ômega 3. Isso significa que eles são ótimos para a digestão (e mantêm as coisas em movimento), são ótimos para a saúde do coração, ajudam a equilibrar o açúcar no sangue e são ótimos para a saúde óssea.

Essas minúsculas sementes contêm uma grande quantidade de nutrientes e são boas para o corpo e o cérebro.

Pudim de chia

O pudim de chia é uma receita fácil de fazer e com vários benefícios para sua saúde. (Foto: Downshiftology)

Dicas para o pudim de chia

Observe o tamanho da porção. É fácil exagerar no pudim de chia e torná-lo “digno do Instagram”. Mas ao fazer isso, você provavelmente está consumindo uma porção muito maior. Tente limitar-se a 1/2 xícara de leite com 2 colheres de sopa de sementes de chia.

Ajuste as proporções de acordo com você. Algumas pessoas gostam de um pudim de sementes de chia mais espesso e outras de uma versão mais fina. Sinta-se à vontade para adicionar mais leite para fazer uma versão mais fina.

Seja criativo com coberturas. Adicione uma pitada de canela, cardamomo (especiarias chai) ou cacau em pó (para pudim de chocolate chia). Use frutas da estação tanto em pedaços inteiros quanto em purês e não se esqueça de nozes e sementes.

Receita de pudim de chia

Depois de perceber como é fácil fazer pudim de sementes de chia, você o fará semanalmente. Veja como fazer seu pudim de chia básico em 3 passos simples:

Passo 1: Adicione 1/2 xícara de leite de oleaginosas e 2 colheres de sopa de sementes de chia a um frasco.

Passo 2: misture quaisquer adoçantes opcionais, como xarope de bordo e extrato de baunilha.

Passo 3: deixe descansar por algumas horas ou durante a noite e mexa novamente antes de servir.

Em seguida, coloque em camadas a receita básica do pudim de sementes de chia com purê de morango. Como fazer o purê de morango? Jogue duas xícaras de morangos no processador de alimentos e agitei por 10 segundos. Nenhum outro ingrediente adicionado.

Você pode cobrir o pudim de chia com frutas frescas e rodelas de amêndoas. É um café da manhã que parece deslumbrante e se você receber convidados, eles vão pensar que você se esforçou muito quando mal levantou um dedo.

O pudim de sementes de chia é imbatível para um café da manhã fácil e saudável. Use leite de coco ou leite de nozes para uma deliciosa opção vegana sem laticínios. Esta receita pode ser facilmente duplicada ou triplicada, dependendo do número de pessoas. Assista ao vídeo rápido acima para ver como é fácil combinar!

Ingredientes do pudim de chia:

  • 226 g de leite de amêndoas, leite de caju ou leite de coco (ou mais para textura mais fina)
  • 42,5 g de sementes de chia
  • 1 colher de sopa de xarope de bordo, opcional
  • 0,5 colher de chá de extrato de baunilha, opcional
  • Frutas frescas, nozes e sementes, opcional

Modo de preparo do pudim de chia:

Adicione as sementes de chia e o leite (junto com adoçantes opcionais) em uma tigela ou jarro e mexa bem. Deixe descansar por 10 minutos e mexa novamente quando as sementes começarem a gelificar.

Tampe a tigela ou jarro e coloque na geladeira por pelo menos uma hora. As sementes de chia também podem ser feitas durante a noite no café da manhã seguinte.

Mexa o pudim de chia antes de servir e adicione suas frutas, nozes, sementes e temperos favoritos.

Se você notar que as sementes de chia não estão começando a gelificar e engrossar depois de 15 minutos, você pode ter sementes de chia que não estão boas. Isso pode acontecer porque elas estão sentadas na sua despensa há algum tempo. Basta pegar um novo saco de sementes de chia.

Fatos nutricionais do pudim de chia:

Calorias: 134 kcal, Carboidratos: 10 g, Proteínas: 4 g, Gorduras: 8 g, Sódio: 166 mg, Potássio: 97 mg, Fibra: 8 g, Cálcio: 301 mg, Ferro: 1,9 mg.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos, dietas ou utilize substâncias, mesmo que naturais, sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)