Desde que entrei na onda alimentação saudável, fui bombardeado por todos os tipos de grãos e sementes estranhas e vegetais que eu nem sabia que existiam. Agora comprar um pacote de semente de chia, quinoa ou a linhaça está cada vez mais fácil. Então, qual é a diferença entre Chia, Linhaça e Quinoa? Qual deles é mais saudável?

Vamos contar um pouco sobre cada um deles antes de compará-los.

Chia

A palavra chia realmente deriva da palavra “Chian”, que significa “oleosa”. A planta Chia é nativa do México e Guatemala. A semente de Chia produz a “erva” chia ou planta. Ela ainda tem pequenas flores roxas ou brancas sobre ela.

Um grama de semente de chia contém 9 gramas do saudável ômega- 3, 5 miligramas de sódio, 11 gramas de fibra e 4 gramas de proteína. 28 gramas de chia também podem dar-lhe 18% de sua dose diária recomendada de cálcio, 27% do seu fósforo e 30% de seu manganês. Acrescentando chia para a sua dieta tem sido mostrado para ajudar a aumentar a energia, estabilizar o açúcar no sangue, auxiliar na digestão e reduzir o colesterol .

Semente de Linhaça

A semente de linho (também conhecida como linhaça) tem sido utilizada pelo homem desde 30.000 a.C. Eles usam as suas fibras para tecidos e podem ser cultivadas na maioria das regiões frias do mundo.

A planta do linho é um alta e fina, com flores azuis pálidas sobre ela. Uma vez que a planta pode ser usada para fazer roupas de cama, seu óleo suplementar natural é ótimo para a saúde humana.

A semente de linho contém uma grande quantidade de fibra dietética, ácidos graxos ômega 3 e uma carga inteira de micronutrientes. Provou-se para baixar o colesterol, reduzir o risco de câncer de mama e de próstata , ajudar os níveis de açúcar no sangue estabilizarem, tornando-se especialmente boa para os diabéticos, e mostrou-se cheia de antioxidantes para retardar o envelhecimento.

Quinoa

Mais de 5.000 anos atrás , no alto das montanhas dos Andes , os Incas começaram a cultivar quinoa como um de seus alimentos básicos , acreditando que ele deu o poder e resistência para seus guerreiros. Quinoa também foi usado em seus rituais cerimoniais.

Apesar de ser cozinhado e comido como um grão , quinoa é tecnicamente uma semente, e está relacionada com o espinafre , acelga e beterraba . Ela cresce melhor em regiões montanhosas, 10 mil pés ou mais acima do nível do mar, e prospera em solos pobres e condições meteorológicas extremas. Talos de Quinoa são de 3 a 6 metros de altura, e cada planta pode produzir até um copo de sementes.

Quinoa é uma proteína completa, o que significa que contém todos os aminoácidos necessários para as nossas necessidades nutricionais. É também rica em ferro e cálcio, e é uma boa fonte de manganês, magnésio e cobre, bem como fibra.

Quinoa é naturalmente sem glúten , tornando-se um excelente alimento para pacientes celíacos ou outras pessoas que seguem uma dieta livre de glúten.

Combinações saudáveis para você

A chia, linhaça a e quinoa combinadas são uma bomba de saúde para o seu organismo, desde que sua dieta seja acompanhada por um bom nutricionista. (Foto: foodsforlonglife.blogspot.com)

Qual é melhor para sua saúde?

Pensar que neste trio existe apena suma opção melhor para sua saúde é errado. Os três se complementam para uma melhor saúde. Você só vai precisar de um pouco de moderação e saber dividir bem estes itens. Por exemplo, como a quinoa é um substituto do arroz, é melhor usar nas grandes refeições. Já a chia e a linhaça, você pode fazer uma mistura de ambas para polvilhar em lanches durante o dia.

Qual é o melhor para emagrecer?

Para emagrecer estamos procurando alimentos ricos em fibras, que retém mais líquidos e ajudam a dar uma sensação constante de que você está cheio. Novamente, os três combinados tem um efeito melhor do que um separado do outro.

Qual tem os melhores efeitos terapêuticos?

Aqui vemos uma ligeira vantagem para a linhaça, já que as pesquisas estão a cada dia mostrando mais efeitos benéficos desta semente. Porém, as pesquisas também tem comprovado ótimos efeitos da chia e quinoa, que não estão muito atrás da linhaça. Combinar as três pode ser extremamente benéfico para sua saúde.

Onde comprar cada uma?

Supermercados, lojas especializadas em artigos naturais e lojas online disponibilizam estes produtos naturais bem barato. Você pode, inclusive, cultivar na sua casa, já que são plantas de muito fácil cultivo e cuidados necessários.

Qual das três é mais barata?

Algumas lojas já vendem pacotes mix com mais de uma semente e que sai muito em conta, tanto para sua saúde quanto pelo preço. A linhaça é a mais barata, seguida de perto pela chia. Já a quinoa é um pouco menos barata, mas nada muito dramático de preço.

 Considerações Finais

Eu acho que tudo se resume apenas ao que você está procurando em sua dieta. Se você tem colesterol alto, vá pela linhaça; se você tem uma necessidade de menos calorias e gordura na sua dieta, a semente de chia é a sua cara; se você é celíaco e quer um substituto para o arroz, vá com a quinoa. Se puder usar os três, melhor ainda.

Caso ainda tenha dúvidas, não deixe de deixar suas perguntas nos comentários!

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2 comentários para “Quinoa, Chia e Linhaça – Vantagens e benefícios”

  1. Fernanda Alves Cangerana Pereira

    Boa tarde
    Uso a semente de linhaça para preparar sopas em minha casa, costumo bater as sopas no liquidificador e congelar em pequenas porções. Os efeitos benéficos da linhaça são perdidos ou reduzidos por estes processos? Grata, Fernanda

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  2. Joao Luiz Parreira da Silva

    Faço uso das três sementes juntas de manha em água ou suco, 2 colheres de sopa de quinoa 2 de linhaça 1 de chia me sinto ótimo gostaria de saber se estou tomando em excesso.

    Responder

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