Você está mudando seus hábitos alimentares e já sabe de todos os benefícios da linhaça. Já descobriu como preparar os grãos para consumo e qual a melhor forma de inserir o consumo em sua rotina. Apesar disso, é bom ter mais opções de preparo, quebrando um pouco mais a rotina e absorvendo mais substâncias que fazem seu corpo mais saudável.

Uma dúvida comum para os novatos nesse mundo é se há um limite de consumo para tais produtos. Sim, há limites para consumir a semente de linhaça e não espere que consumir tais produtos saudáveis proporcione apenas efeitos positivos. Lembra de quando sua mãe falava que tudo em excesso faz mal? O mesmo vale para linhaça e outros grãos.

Além do excesso, algumas misturas podem ser prejudiciais. O que nos leva a perguntar: quais grãos podem ser consumidos com a linhaça?

Abóbora, girassol, gergelim, chia são algumas opções iniciais para a mistura. Todas são fontes de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e antioxidantes. Suas funções são basicamente as mesmas, regulando o intestino, protegendo contra doenças cardiovasculares, combatendo o envelhecimento e ajudando na prevenção e combate a osteoporose. Como todas tem funções parecidas, o que é importante aqui não é a mistura em si, mas o consumo total das sementes.

Alimentação saudável com grãos

Não tenha medo: misturar grãos para melhorar sua alimentação não tem problema algum. O único problema é a quantidade, que pode causar problemas como diarreia e dores de cabeça. (Foto: come-se.blogspot.com)

O que é recomendado e pegar a mistura de partes iguais de sementes para cada receita. O limite recomendado para o consumo da linhaça são de 25 gramas por dia. Podemos aumentar a mistura para um composto de 50 gramas, misturando os elementos diversos e benéficos de todas as sementes. Esta mistura então deve ser acrescentada nas receitas de seu consumo diário, seja vitaminas, pães ou apenas complementos para seus pratos normais.

Outra recomendação válida é buscar o auxílio de um nutricionista para definir a quantidade certa de grãos para sua dieta. Ele, melhor do que qualquer outra pessoa, pode te dar uma orientação correta e apropriada para a alimentação complementada com os grãos.

Todos os grãos são formados por três partes: o farelo, o gérmen e endosperma. O primeiro é fonte de fibra, o segundo de proteínas, vitaminas e minerais e o terceiro é rico em amido. Para aproveitar todas essas partes mais as proteínas e vitaminas presentes neste tipo de alimento, a melhor forma de consumo é sua utilização inteira em alimentos integrais.

Para finalizar, não se esqueça de buscar algumas receitas com os grãos novos e fazer cada vez misturas criativas e saudáveis, tornando sua alimentação um hobby agradável e que te motiva a sempre buscar coisas novas.

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