Quinoa está em toda parte. Está em milhões de blogs, em menus de restaurantes e até em menus de avião (eu juro!). E por uma boa razão. A quinoa é um superalimento incrível, repleto de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

A maioria das pessoas usa a quinoa como substituto do arroz. Combina bem com salteados, caçarolas, saladas e até no café da manhã. Mas o que algumas pessoas não sabem é que a quinoa também vem em forma de farinha!

Assim como outras farinhas sem glúten ou de grãos integrais, a quinoa pode ser transformada em uma farinha muito fina, o que é incrível no cozimento – não apenas porque é fácil trabalhar, mas também porque você recebe todos os nutrientes que normalmente consome com o conjunto. semente.

A questão é que a farinha de quinoa é cara. Mas vou lhe contar um pequeno segredo: você pode fazer farinha de quinoa em casa!

Como fazer farinha de quinoa?

Comece com a semente crua integral (de 1/4 a 1 xícara). Agora, os próximos dois estágios são opcionais, mas acho que conferem um sabor muito bom à farinha.

Adicione a quinoa crua a uma frigideira seca e toste a quinoa até que comece a dourar e estalar. Ele terá um cheiro distinto de nozes. Tenha cuidado aqui, pois a quinoa pode queimar rapidamente, portanto, fique de olho nela.

Depois de torrada, transfira a quinoa para um moedor de especiarias (como eu tenho aqui) ou para um liquidificador de alta potência. Misture / moa a quinoa em alta por 1 minuto até que fique um pó fino.

Coloque um filtro de malha fina sobre uma tigela e adicione a mistura de quinoa.

Peneire até restarem apenas pedaços grandes. (p.s. não jogue isso fora – ele produz um excelente cereal quente quando misturado com água ou leite à base de plantas)

Se a quinoa foi torrada, deixe a farinha esfriar completamente antes de guardar. Caso contrário, transfira-o para um recipiente fechado e guarde-o até estar pronto para usá-lo!

Viu como isso foi fácil? Fazer sua própria farinha de quinoa é uma coisa fácil e acabará economizando muito dinheiro.

Farinha de quinoa

A farinha de quinoa pode ser um bom acréscimo para diversas receitas na sua dieta. (Foto: IndiaMART)

Receita de farinha de quinoa

Aqui está uma pequena inspiração de farinha de quinoa para você, com a receita correta da farinha e as informações nutricionais para sua dieta.

Ingrdientes para a farinha de quinoa

  • 1/2 xícara de quinoa, não cozida

Modo de preparo:

  • Comece com toda a semente crua (de 1/4 a 1 xícara).
  • Adicione a quinoa crua a uma frigideira seca e toste a quinoa até que comece a dourar e estourar. Ele terá um cheiro distinto de nozes. Tenha cuidado aqui, pois a quinoa pode queimar rapidamente, portanto, fique de olho nela. (opcional)

Depois de torrado, transfira a quinoa para um moedor de especiarias ou para um liquidificador de alta potência. Misture / moa a quinoa em alta por 1 minuto até que fique um pó fino. Coloque um filtro de malha fina sobre uma tigela e adicione a mistura de quinoa. Peneire até restarem apenas pedaços grandes.

Se a quinoa foi torrada, deixe a farinha esfriar completamente antes de guardar. Caso contrário, transfira-o para um recipiente fechado e guarde-o até estar pronto para usá-lo!

Valores nutricionais da farinha de quinoa

Os valores nutricionais para a quantidade de quinoa feita acima segue abaixo:

Calorias: 52 kcal

Carboidratos: 9 g

Proteína: 2 g

Gorduras: 1 g

Sódio: 1 mg

Fibra: 1 g

Quais receitas mais gostam com a farinha de quinoa?

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