A quinoa é um grão integral bem diversificado que oferece tudo o que um cozinheiro poderia pedir: um sabor de noz que absorve especiarias e se mantém como um prato complementar ou como a base do prato principal, além de trazer excelentes benefícios nutricionais. Na verdade, a quinoa é uma proteína completa, fornecendo os nove aminoácidos essenciais. Também é naturalmente sem glúten. Mas como preparar a quinoa? Bem, se você já cozinhou arroz alguma vez na vida, não terá problemas em preparar a quinoa.

Como consumir a quinoa: preparando para cozinhar

Este grão cozinha rapidamente. Use esta proporção simples para preparar a quinoa cozida

3 xícaras de líquido

1 xícara de quinoa

Modo de preparo:

Leve o líquido de cozimento a ferver. Acrescente a quinoa e, em seguida, baixe o fogo. Cubra e misture até que todo o líquido seja evaporado, o que leva cerca de 15 minutos. Use um garfo para misturar e separar os grãos.

Um quinoa seca de um copo produz 3 xícaras cozidas ou 6 porções. Quinoa adora expandir-se na água. Tenha em mente isso se você pretende adicioná-la a uma sopa, pois pode achar que o seu caldo foi absorvido.

Um enxaguamento rápido da quinoa ajuda no preparo

A quinoa cresce com um revestimento protetor amargo, chamado saponina. Embora a maioria das quinoa que você compra seja pré-lavada, outra corrida sob a torneira não machuca ninguém. Despeje a quinoa em uma peneira de malha fina e coloque em água fria por alguns segundos. Agite qualquer excesso de água antes de iniciar sua receita.

Como usar a quinoa tostada?

Traga o lado do sabor de nozes da quinoa com uma tostada rápida na frigideira. Para cada 1 xícara e 1/2 de quinoa, aqueça 1 colher de sopa de um óleo neutro, como a canola, em uma frigideira em fogo médio-baixo. Mantenha-se vigilante: e mexa constantemente a quinoa para evitar que ela queime, procurando por um dourado perfeito ao preparar a quinoa por cerca de 6 a 8 minutos.

Como consumir a quinoa

A quinoa é um alimento muito saboroso e saudável, mas deve ser preparado adequadamente para serem obtidos os melhores benefícios dela. (Foto: Daily Express)

Uso da quinoa em líquidos

A água é o companheiro de quinoa, mas outros líquidos, como caldo de frango, cogumelo ou verduras adicionam ainda mais sabor sabor. Apenas mantenha a proporção de 3 xícaras de líquido para 1 xícara de quinoa. Adicione um respingo de vinho branco seco na proporção de 1/2 xícara de vinho mais 1 xícara e 1/2 de caldo para cada 1 xícara de quinoa.

Preste atenção no tempo de preparo

Quinoa cozinha rapidamente: cerca de 15 minutos. É melhor levar o líquido de cozimento a ferver, mexer na quinoa, em seguida, baixar o fogo e misturar com cuidado até que todo o líquido seja absorvido. Você saberá quando o quinoa estiver pronta porque parecerá que ela abriu, revelando o germe da semente.

Fatos nutricionais sobre a quinoa

Embora a proteína seja o principal nutriente da quinoa, não é o teor total de proteína, mas o tipo de proteína que dá ao grão seu lado mais saudável. Quinoa tem todos os nove aminoácidos essenciais para a nutrição humana. Esta combinação é comum nas carnes, mas raramente encontrada em alimentos à base de plantas. Quinoa também possui uma boa dose de fibra e ferro. Uma porção de quinoa de 1/2 xícara tem 111 calorias, 2 g de gordura, 0 mg de colesterol, 4 g de proteína e 3 g de fibra.

Como comprar a quinoa?

Você pode encontrar a quinoa em lojas especializadas, mercados, e até online. Também está disponível na maioria das lojas de alimentos naturais. A quinoa cresce em um várias cores, mas as mais vendidas são a quinoa vermelha, quinoa preta e quinoa branca. O sabor e a nutrição não são muito diferentes; Em vez disso, a quinoa branca tende a cozinhar mais “fofinha”, enquanto quinoa vermelha e quinoa preta têm uma textura mais crocante e os grãos não tendem a ficar juntos.

E a farinha de quinoa e flocos de quinoa?

Ambos são uma ótima opção para o cozimento sem glúten. Flocos de quinoa, inclusive, parecem e cozinham de forma similar à aveia enrolada. Encontre ambos os produtos em grandes supermercados e lojas de alimentos naturais.

Para fazer a farinha de quinoa em casa, passe a quinoa branca em um moedor de café limpo até se tornar um pó fino. Embora não seja tão bom quanto a que você compra na loja, sua farinha caseira funcionará em receitas para biscoitos onde a textura fina não importará.

Como vocês consomem a quinoa? Quais receitas tem para compartilhar conosco?

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