O farelo de trigo é bem conhecido por fornecer uma importante fonte de fibra dietética, mas também é uma grande fonte de minerais e algumas vitaminas. Pesquisas indicam que uma alta ingestão de fibras de cereais e grãos integrais, como farelo de trigo, está ligada a um risco reduzido de doenças cardíacas e síndrome metabólica.

O que é o farelo de trigo?

O que chamamos de farelo é a dura casca exterior da planta de trigo. Como o farelo de trigo insolúvel passa através de seu sistema, ele auxilia na digestão, acrescenta volume nas fezes e previne a constipação. Para beneficiar da nutrição e fibra fornecida pelo farelo de trigo, produtos alimentícios devem ser feitos a partir de 100 por cento de farinha de trigo integral, porque o processo que produz farinha branca remove o farelo. O farelo de trigo perde vitaminas e fibras durante o processamento. O farelo de trigo pode ser comprado em grandes quantidades, mas deve ser mantido sob refrigeração, pois ele pode ficar rapidamente rançoso, assim como ocorre com a linhaça.

Informações nutricionais básicas sobre o farelo de trigo

Os dados nutricionais contidos neste artigo são para uma porção de 28 g de farelo de trigo, que é meia xícara, aproximadamente. Este tamanho de porção contém 60 calorias, 1 g de gordura, 18 gramas de carboidratos e de 4 gramas de proteína. A mesma porção fornece 12 gramas de fibra, o que representa 48 por cento de todo o valor diário recomendado. Uma vez que esta análise nutricional é do farelo de trigo puro, é útil compará-la com meia xícara de cereal, que inclui outros ingredientes e um pouco menos farelo de trigo. A dose equivalente de de cereais contém cerca de 8 gramas de fibra dietética, ou 33 por cento do valor diário.

Vantagens em consumir o farelo de trigo

Consumir o farelo de trigo é bom para sua saúde, desde que com moderação e o acompanhamento profissional adequado. (Foto: www.cottagecraftworks.com)

Vitaminas do farelo de trigo

O farelo de trigo é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, incluindo niacina em 19 por cento do valor diário; vitamina B6 em 18 por cento do valor diário; riboflavina e tiamina, ambos com 10 por cento da dose diária recomendada. Você também vai receber seis por cento do valor diário recomendado de ácido fólico/vitamina B9 e ácido pantotênico/vitamina B5. Finalmente, o farelo de trigo proporciona uma pequena quantidade de vitaminas E e K solúveis em gordura.

Minerais presentes no farelo de trigo

O farelo de trigo é uma fonte rica em 8 minerais importantes. É excepcionalmente rico em manganês, fornecendo 161 por cento de seu valor diário recomendado. Também fornece quantidades muito elevadas de magnésio (43 por cento do valor diário), selênio (31 por cento) e fósforo (28 por cento). Farelo de trigo também proporciona 16 por cento do valor diário de ferro, 14 por cento de cobre e de zinco e 9 por cento de potássio. O cálcio é o mineral menos encontrado no farelo de trigo, com 2 por cento da dose diária recomendada.

Ácidos graxos

Apesar do farelo de trigo conter uma pequena quantidade de gordura saturada (0,2 gramas ou 1 por cento do valor diário recomendado), ele também fornece ácidos ômega-3 e ômega-6 saudáveis. Uma meia xícara de farelo de trigo fornece 46,8 miligramas de ácidos graxos ômega-3 e 571 miligramas de ácidos graxos ômega-6.

Considerações sobre o consumo do farelo de trigo

Se você nunca comeu o farelo de trigo, adicione-o aos poucos em sua dieta. Muita fibra dietética adicionada rapidamente pode causar gases, inchaço e cólicas. Além disso, mudanças na sua dieta devem ser comunicadas para o profissional de saúde responsável pelo acompanhamento de sua dieta, evitando surpresas desagradáveis.

Tome também cuidado com o consumo do farelo de trigo com outras fontes ricas em fibra, como a própria linhaça. Este cuidado ajudará a evitar uma overdose de fibras que pode ser prejudicial ao funcionamento do seu intestino.

O que você acha do farelo de trigo? Como você o consome? Compartilhe receitas e dicas nos comentários abaixo!

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