Dieta da aveia emagrece? Como funciona?

Muitas dietas da moda, incluindo a dieta de aveia, são baseadas em comer um tipo de alimento. A dieta de aveia tornou-se popular online e envolve comer apenas ou principalmente aveia. Neste artigo, saiba se a dieta de aveia é segura e eficaz.

Sempre recomendamos, antes de qualquer artigo, a consulta direta com um nutricionista ou nutrólogo para garantir que você está recebendo todos os nutrientes necessários para sua dieta.

O que é a dieta de aveia?

Defensores online descreveram várias variações da dieta de aveia. A maioria é dividida em fases, como:

Fase 1

A primeira fase da dieta de aveia geralmente envolve comer aveia por três refeições por dia. A aveia deve ser integral, em vez de instantânea, já que a aveia instantânea geralmente inclui açúcar adicionado. Algumas pessoas também incluem frutas nesta fase.

Fase 2

A segunda fase da dieta envolve comer aveia por três refeições por dia e adicionando meia xícara de frutas ou vegetais crus para cada refeição.

Fase 3

Durante a terceira fase, uma pessoa pode retomar uma dieta regular e saudável, mas uma refeição deve envolver farinha de aveia. Uma pessoa pode adicionar frutas, nozes e aromas naturais à farinha de aveia para melhorar seu sabor.

Os defensores da dieta descrevem-na como uma maneira fácil, barata e eficaz de perder peso. No entanto, muitos riscos estão associados à ingestão de apenas um tipo de alimento.

Benefícios potenciais da dieta da aveia para emagrecer

Os defensores da dieta alegam que ela fornece fibras, calorias e vitaminas que uma pessoa precisa para manter a energia enquanto perde peso. No entanto, a dieta é perigosamente restritiva. Aveia é nutritiva quando uma pessoa come com moderação. A aveia contém um tipo de fibra chamada beta-glucana, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol enquanto fortalece o sistema imunológico. Aveia é uma boa opção para o café da manhã, porque pode ajudar uma pessoa a se sentir completa por um longo tempo. No entanto, não fornece os nutrientes que uma pessoa precisa diariamente. Isso faz com que a dieta de aveia seja uma estratégia ruim para perda de peso a longo prazo.

A dieta de aveia funciona?

Seguir a dieta de aveia seria um desafio porque não fornece as calorias que uma pessoa precisa para se sentir enérgica. As pessoas na dieta podem sentir-se mal, enjoadas e cansadas. Além disso, uma pessoa pode ser capaz de perder peso, mas provavelmente terá dificuldade em manter esse peso depois de retornar aos seus hábitos alimentares regulares.

Dieta da aveia

O uso da aveia na dieta pode contribuir para o controle do peso e auxiliar em um estilo de vida mais saudável. (Foto: Livin3)

Riscos da dieta de aveia

A dieta de aveia é potencialmente prejudicial para a saúde de uma pessoa. Como outras dietas da moda que se concentram em um único tipo de alimento, a dieta de aveia é uma abordagem altamente desequilibrada para a nutrição. A dieta promete perda de peso rápida, mas não garante a segurança de uma pessoa. Nenhuma pesquisa suporta seu uso.

Outros exemplos de dietas da moda incluem:

Como a dieta de aveia, isso envolve comer uma seleção muito limitada de alimentos, sem um plano sustentável para manter a perda de peso a longo prazo. As dietas da moda tendem a fazer as pessoas sentirem fome, tontura e cansaço. Eles também podem causar problemas de saúde e piorar as condições existentes.

Possíveis riscos da dieta de aveia e outras dietas da moda incluem:

Em vez de tentar uma dieta de moda passageira, uma pessoa deve conversar com um médico ou nutricionista sobre programas de perda de peso eficazes. Um médico pode ajudar uma pessoa a estabelecer metas saudáveis. Uma dieta pode ajudar uma pessoa a perder peso, se incluir uma variedade de proteínas magras, frutas, legumes, cereais integrais e gorduras saudáveis. Uma pessoa também é mais propensa a aderir a uma dieta que é nutritiva e variada, o que os ajudará a manter o peso a longo prazo.

A dieta de aveia e outras dietas da moda podem ser perigosas. Além disso, eles geralmente são ineficazes para perda de peso a longo prazo. Enquanto aveia pode ser uma parte benéfica da dieta, não é saudável como única fonte de nutrientes. Em vez disso, uma pessoa deve procurar comer uma variedade de alimentos frescos e integrais, enquanto passa mais tempo sendo fisicamente ativo. Uma abordagem completa da perda de peso ajudará a pessoa a manter o peso a longo prazo, sentindo-se plena e nutrida.

Já fez a dieta da aveia? Quais foram os resultados? Como fez para equilibrar essa dieta?

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