Muitas dietas da moda, incluindo a dieta de aveia, são baseadas em comer um tipo de alimento. A dieta de aveia tornou-se popular online e envolve comer apenas ou principalmente aveia. Neste artigo, saiba se a dieta de aveia é segura e eficaz.

Sempre recomendamos, antes de qualquer artigo, a consulta direta com um nutricionista ou nutrólogo para garantir que você está recebendo todos os nutrientes necessários para sua dieta.

O que é a dieta de aveia?

Defensores online descreveram várias variações da dieta de aveia. A maioria é dividida em fases, como:

Fase 1

A primeira fase da dieta de aveia geralmente envolve comer aveia por três refeições por dia. A aveia deve ser integral, em vez de instantânea, já que a aveia instantânea geralmente inclui açúcar adicionado. Algumas pessoas também incluem frutas nesta fase.

Fase 2

A segunda fase da dieta envolve comer aveia por três refeições por dia e adicionando meia xícara de frutas ou vegetais crus para cada refeição.

Fase 3

Durante a terceira fase, uma pessoa pode retomar uma dieta regular e saudável, mas uma refeição deve envolver farinha de aveia. Uma pessoa pode adicionar frutas, nozes e aromas naturais à farinha de aveia para melhorar seu sabor.

Os defensores da dieta descrevem-na como uma maneira fácil, barata e eficaz de perder peso. No entanto, muitos riscos estão associados à ingestão de apenas um tipo de alimento.

Benefícios potenciais da dieta da aveia para emagrecer

Os defensores da dieta alegam que ela fornece fibras, calorias e vitaminas que uma pessoa precisa para manter a energia enquanto perde peso. No entanto, a dieta é perigosamente restritiva. Aveia é nutritiva quando uma pessoa come com moderação. A aveia contém um tipo de fibra chamada beta-glucana, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol enquanto fortalece o sistema imunológico. Aveia é uma boa opção para o café da manhã, porque pode ajudar uma pessoa a se sentir completa por um longo tempo. No entanto, não fornece os nutrientes que uma pessoa precisa diariamente. Isso faz com que a dieta de aveia seja uma estratégia ruim para perda de peso a longo prazo.

A dieta de aveia funciona?

Seguir a dieta de aveia seria um desafio porque não fornece as calorias que uma pessoa precisa para se sentir enérgica. As pessoas na dieta podem sentir-se mal, enjoadas e cansadas. Além disso, uma pessoa pode ser capaz de perder peso, mas provavelmente terá dificuldade em manter esse peso depois de retornar aos seus hábitos alimentares regulares.

Dieta da aveia

O uso da aveia na dieta pode contribuir para o controle do peso e auxiliar em um estilo de vida mais saudável. (Foto: Livin3)

Riscos da dieta de aveia

A dieta de aveia é potencialmente prejudicial para a saúde de uma pessoa. Como outras dietas da moda que se concentram em um único tipo de alimento, a dieta de aveia é uma abordagem altamente desequilibrada para a nutrição. A dieta promete perda de peso rápida, mas não garante a segurança de uma pessoa. Nenhuma pesquisa suporta seu uso.

Outros exemplos de dietas da moda incluem:

  • Caldo de carne
  • Dieta de repolho
  • Dieta da toranja
  • Jejuns de suco
  • Dietas líquidas
  • Dietas apenas de proteínas

Como a dieta de aveia, isso envolve comer uma seleção muito limitada de alimentos, sem um plano sustentável para manter a perda de peso a longo prazo. As dietas da moda tendem a fazer as pessoas sentirem fome, tontura e cansaço. Eles também podem causar problemas de saúde e piorar as condições existentes.

Possíveis riscos da dieta de aveia e outras dietas da moda incluem:

  • Dificuldade em manter a perda de peso
  • Gota
  • Pedras nos rins
  • Risco aumentado de problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, pressão alta, osteoporose e câncer

Em vez de tentar uma dieta de moda passageira, uma pessoa deve conversar com um médico ou nutricionista sobre programas de perda de peso eficazes. Um médico pode ajudar uma pessoa a estabelecer metas saudáveis. Uma dieta pode ajudar uma pessoa a perder peso, se incluir uma variedade de proteínas magras, frutas, legumes, cereais integrais e gorduras saudáveis. Uma pessoa também é mais propensa a aderir a uma dieta que é nutritiva e variada, o que os ajudará a manter o peso a longo prazo.

A dieta de aveia e outras dietas da moda podem ser perigosas. Além disso, eles geralmente são ineficazes para perda de peso a longo prazo. Enquanto aveia pode ser uma parte benéfica da dieta, não é saudável como única fonte de nutrientes. Em vez disso, uma pessoa deve procurar comer uma variedade de alimentos frescos e integrais, enquanto passa mais tempo sendo fisicamente ativo. Uma abordagem completa da perda de peso ajudará a pessoa a manter o peso a longo prazo, sentindo-se plena e nutrida.

Já fez a dieta da aveia? Quais foram os resultados? Como fez para equilibrar essa dieta?

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