Solicitada a descrever uma berinjela, a maioria mencionaria a cor púrpura escura, brilhante e em forma de uma lágrima muito grande. Dizem que a Índia é o país nativo dessa fruta de aparência estranha. Afinal, ela não é um legume.

Existem muitas variedades de berinjela. Um tipo de berinjela é pequeno, branco e se parece muito com um ovo, outro é longo e fino, enquanto a variedade “Toga” é amarelo-alaranjada com listras verdes. Mas tudo isso fica pendurado em plantas altas que podem atingir vários metros de altura.

Como escolher berinjela?

Ao escolher uma berinjela, ela deve ser firme e não muito grande. O comprimento de um pepino e a circunferência geral de uma berinjela grande devem estar quase certos. Berinjelas menores são menos propensas a serem amargas (um pouco de sal pode ajudar com isso) e tem menos sementes, embora sejam comestíveis.

Uma berinjela é um pouco sem graça em sua forma bruta. É geralmente servida cozida ou assada em vez de crua, o que algumas culturas o façam. Grelhado é uma maneira mais saudável de preparar este vegetal para manter o sabor e nutrientes mais naturais. A criatividade culinária pode trazer as melhores características deste vegetal.

Berinjela

A berinjela serve para muitas finalidades, e pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. (Foto: Woolworths)

Para quê serve a berinjela?

Embora as berinjelas não tenham um suprimento irresistível de qualquer nutriente, elas contêm uma variedade impressionante de vitaminas e minerais, como excelentes quantidades de fibras, folato, potássio e manganês, bem como vitaminas C, K, B6, fósforo, cobre, tiamina, niacina, magnésio e ácido pantotênico.

Estudos indicam que a berinjela tem uma série de benefícios para a saúde de todos esses ingredientes. Às vezes, as folhas e raízes são batidos ou cozidos para fazer um tônico para problemas de garganta e estômago, asma, doenças de pele, reumatismo, inflamação, hemorragias intestinais, dores nos pés, tosse, anorexia, dor de dente ou como um estimulante geral.

Os cientistas modernos descobriram que uma variedade de berinjela contém quase três vezes a quantidade de fenólicos antioxidantes encontrados em outros tipos de berinjela. Os fenóis são conhecidos por serem um dos mais poderosos sequestradores de radicais livres, o que pode prevenir o desenvolvimento de câncer e doenças cardíacas, mas são esses mesmos atributos que dão às berinjelas um ligeiro sabor amargo.

Outro estudo descobriu que os fitonutrientes de antocianina na pele das berinjelas chamados nasuninas, são um potente antioxidante que destrói os radicais livres e protege os lipídios (gorduras) nas membranas das células cerebrais contra danos.

Um aspecto interessante da berinjela são suas conexões, já que é um membro da família de plantas com tomates, batatas e pimentões, bem como pimentas, habeneros, jalapenos e páprica. Muitos nutricionistas alertam que muitas porções de berinjela podem causar problemas. De fato, pessoas do antigo Mediterrâneo teriam apelidado de “maçã louca”, acreditando que comer berinjela todos os dias durante um mês causaria insanidade.

Estudos feitos com berinjelas

Berinjelas, batatas e tomates foram testados e demonstraram ter atividades antiproliferativas contra células de câncer de cólon e de fígado humano. Em outro estudo, o extrato de berinjela mostrou ter um efeito inibitório sobre o fibrossarcoma humano (relacionado ao tecido mole).

Verificou-se que a delfinidina, um composto natural do extrato de berinjela, é o componente responsável por inibir a atividade das secreções do fibrocarcinoma, degradando células saudáveis ​​como parte do processo invasivo.

Curiosidades sobre a berinjela

Berinjela remonta cerca de 2.000 anos na história registrada da Índia, e há realmente mais de 30 nomes sânscritos para a fruta na literatura indiana antiga. Enquanto a maioria pode estar indisponível em sua mercearia local, às vezes elas são encontradas em lojas de alimentos gourmet e étnicos.

Usado como medicina tradicional em algumas culturas asiáticas, outros descobriram que a berinjela é indispensável para diversos pratos, podendo se tornar até uma substituta para massas em deliciosas receitas de lasanha de berinjela.

Recentemente, os cientistas descobriram que a berinjela contém poderosos fenóis antioxidantes que são importantes para neutralizar os radicais livres que danificam o organismo.

Como vocês consomem as berinjelas? Quais benefícios ela traz para sua dieta?

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