Um estudo publicado na edição do “International Journal of Cancer ” em setembro de 2004, bem como outros estudos mais recentes, estabeleceram uma correlação entre dietas que consomem uma grande quantidade de lignanas e a redução do risco de câncer. Na verdade, lignanas são creditadas para serem um dos principais fatores de proteção que fazem com que as dietas vegetarianas e outras dietas ricas em alimentos vegetais para ser protetora contra o câncer.

O que são as lignanas?

Lignanas são fitoquímicos produzidos em seu corpo, mais especificamente em seu cólon, que surgem a partir de precursores encontrados nos alimentos. Diferentes alimentos contêm diferentes níveis de precursores de lignanas e dietas que consistem em alimentos com altos níveis de precursores de lignanas irá resultar em níveis mais elevados de produção de lignanas.

Fontes de lignana

A maior comida rendimento lignana a ser testado até agora é a linhaça. Uma comparação de vários alimentos em uma questão demonstrou que a farinha de linhaça produziu cerca de 60.000 mcg (microgramas) de lignanas por 100 g de amostra. Óleos de sementes ficaram num distante segundo lugar, com cerca de 20.000 mcg, seguidos de algas secas em 900 mcg, legumes inteiros em 562 mcg, farelos de cereais em 486 mcg, cascas de legumes em 371 mcg, cereais integrais em 359 mcg, legumes e frutas em 144 a 84 mcg.

Alimentação com lignanas

As lignanas são um composto químico presente em boa parte dos alimentos saudáveis e que podem trazer muitos benefícios ao seu organismo. (Foto: www.pnas.org)

Rotulação de produtos com lignanas

Embora os produtos de linhaça já sejam ricos em precursores de lignana, os rótulos, às vezes, declaram um produto como sendo “de alta nível de lignanas”. Isto é especialmente comum com óleo de linhaça. A filtração de óleo de linhaça realmente remove alguns dos precursores de lignanas do óleo. Para contrariar a redução no potencial rendimento das lignanas, produtores adicionam de volta ao produto final. Não há regulamentação sobre esta rotulagem e por isso não há um nível que os produtores devem cumprir. Na verdade, não há nenhuma garantia de que eles ainda acrescentaram as lignanas de volta e é possível que alguns produtores podem estar apenas tentando te enganar.

Necessidade de variedade na alimentação

Evite depender apenas de uma fonte de alimento para um benefício nutricional específico. Para a prevenção de doenças e uma boa saúde, coma uma variedade de alimentos saudáveis. Tente a moagem de uma colher de chá de linhaça para colocar em seu mingau de aveia, bolos, arroz já cozido ou panquecas algumas vezes por semana mas também coma diferentes vegetais frescos, frutas, grãos integrais e legumes. Dietas ricas em todos esses alimentos são correlacionadas com uma vida mais longa, mais saudável e redução do risco de quase todas as doenças conhecidas pelo homem.

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2 comentários para “O que são as lignanas na linhaça e qual seu efeito na nossa saúde?”

  1. João Pereira

    A linhaça faz parte da minha alimentação já lá vão 5 anos.todos os dias 1 colher de sopa bem cheia no meu batido pela manha.sinto me em plena forma e neste momento com uma optima saúde

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  2. Cenira Aparecida Ostete Marin

    Quem tem refluxo pode fazer uso da linhaça?
    Pelo que eu entendi, linhaça tem óleo.

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