Quinoa é uma semente da planta quinoa Chenopdium que vem da Cordilheira dos Andes da América do Sul. Junto com o milho e a batata, quinoa é um dos alimentos básicos dos incas. O tipo mais popular é na cor marfim, mas também pode ser laranja, rosa, vermelho, preto ou roxo. Quinoa está intimamente relacionada com a beterraba, acelga e espinafre e ela tem muitas vantagens para a saúde.

Teor de proteína

Quinoa contém mais proteína do que o arroz, milho ou trigo. Uma porção de 115 g contém mais de 22 gramas de proteína. Ela fornece proteínas suficientes para uma criança por um dia. Também tem um equilíbrio aminoácido essencial semelhante ao leite. Quinoa, é considerado ser uma proteína completa, que contém todos os nove aminoácidos essenciais. Ela é rica nos aminoácidos lisina, cisteína e metionina.

Sem glúten

Se você sofre de doença celíaca, quinoa será uma adição bem-vinda a sua dieta. Você pode usá-lo em sopas, guisados, cozidos e cereais. Substituir o arroz em suas receitas favoritas para a variedade. Use farinha de quinoa para fazer massas, pães, panquecas, bolos ou biscoitos. Cresça brotos de quinoa em dois a quatro dias e os use em sanduíches ou saladas. Frite e seque as sementes em uma frigideira e use-as como um cereal seco.

Benefícios da quinoa

Mais nutrientes com menos calorias. Quer coisa melhor do que isso como benefício? (Foto: www.alkalinesisters.com)

Nutrição

Quinoa é uma boa fonte de manganês, magnésio, ferro, cobre e fósforo. A um quarto de xícara de quinoa crua contém cerca de 50 por cento do valor diário de manganês. Manganês, juntamente com o cobre, serve como proteção antioxidante para o seu corpo. Quinoa também tem quantidades significativas de cálcio e zinco.

Benefícios para a saúde

Além dos benefícios nutricionais evidentes da quinoa, recomenda-se que grãos integrais, como a quinoa, ajuam a reduzir o risco de câncer. Quinoa, como uma fonte de proteína alternativa, também pode ajudar a diminuir o colesterol no sangue e os níveis de pressão arterial. Ela pode também ajudar a reduzir o risco de obesidade, doenças do coração e diabetes do tipo 2, como um componente de uma dieta à base de plantas.

Cuidados no consumo da quinoa

O acréscimo de elementos á sua dieta, principalmente para aqueles que sofrem de algumas condições de saúde e sem a consulta prévia com um médico, pode ter resultados catastróficos. Por isso, é importante que você consulte-se com um médico e um nutricionista antes de colocar a quinoa na sua dieta, para compreender melhor os efeitos e benefícios que essa semente deliciosa pode trazer para sua alimentação saudável.

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