A farinha da linhaça tem um alto valor nutricional e, ao ser combinada com outros ingredientes nutritivos se torna ainda mais uma excelente escolha para sua dieta. Uma receita de farofa de linhaça com gergelim vai diversificar um pouco sua dieta da linhaça, e substituir sua farofa tradicional por uma mais saudável. Essa receita é ideal para acompanhar uma feijoada vegana ou vegetariana de soja, ou mesmo como substituição à farofa carnívora, para quem está em um período de transição para uma dieta diferente. Vamos então aos ingredientes?

Ingredientes para a farofa de linhaça dourada com gergelim

Cebola picada em pequenos cubos

Azeite, ou óleo vegetal para fritar a cebola

Gergelim com ou sem casca. Com a casca, você tem mais nutrientes. Porém, para aproveitar melhor, triture o gergelim junto à semente de linhaça (mais sobre isso abaixo)

Semente de linhaça para fazer a farinha de linhaça. Deve ser triturada no momento em que a farofa está sendo preparada. Para triturar e fazer a farinha de linhaça, use um processador de alimentos ou liquidificador. Coloque as sementes de linhaça e ligue, triturando a sementes em uma farinha de consistência que te agrade mais. Se você for comprar farinha de linhaça dourada pronta, escolha uma com embalagem escura e que tenha sido envasada há pouco tempo. Compre pequena quantidade, ou você corre o risco de ter farinha estragada em casa.

Alho torrado ou picadinho

Farinha de mandioca

Sal e pimenta à gosto

Opcionais: soja crocante, cenoura, pimentão, batata palha, oleaginosas, outras sementes (chia)

Receita de farofa de linhaça com sementes

Você pode acrescentar outras sementes à sua farofa de linhaça com gergelim, incluindo a chia e até oleaginosas, como o amendoim e o pistache. (Foto: prisciladiciero.com.br)

Modo de preparo para a farofa de linhaça dourada com gergelim

Primeiramente, triture a semente de linhaça e o gergelim juntos, formando uma farinha nutritiva. Separe em um recipiente fechado e escuro na geladeira, para não oxidar a farinha de linhaça. Frite a cebola e outros legumes de sua escolha juntos, até que eles amoleçam. Você pode caramelizar estes ingredientes com um pouco de mel, mas equilibre bem com o uso de sal e pimenta. Misture bem e não deixe queimar. Quando os legumes amolecerem o suficiente, acrescente a farinha de linhaça com gergelim e continue fritando. Não coloque óleo demais, ou você terá uma farofa molhada demais.

Por fim, acrescente o alho e a farinha de mandioca, gradualmente, para dar tempo que as partes acrescentadas esquentem e fiquem bem torradas. Acrescente mais sal e pimenta, se for de seu gosto. E, se você gostar, pode acrescentar as oleaginosas ricas em ômega 3, tais como o amendoim e o pistache um pouco antes do fim da fritura da farofa.

Quando a farofa de linhaça com gergelim estiver pronta, separe em um recipiente escuro, fechado. Sirva quente ou guarde na geladeira por até uma semana, esquentando no microondas na hora do consumo.

Gostou da receita? Como você fez sua farofa de linhaça? Quais ingredientes você adicionou?

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