Os ácidos graxos essenciais ômega 3 trazem uma variedade de benefícios para a saúde que incluem atuar com um papel crucial no funcionamento do cérebro e saúde do coração. Apesar de algumas das principais fontes de ômega-3 serem a sardinha, o salmão e o atum, os vegetarianos que não comem peixe também podem aproveitar os benefícios do ômega-3 a partir de fontes de origem vegetal. Existem diferentes tipos de ômega-3: ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico e docosahexaenoico. As fontes vegetais de ômega- 3 são ácidos alfa-linolênicos, mas o corpo converte em parte estes em ácido eicosapentaenoico e docosahexaenoico.

Fontes de ômega 3: nozes e sementes

Linhaça, como todos já sabemos, é uma das melhores fontes de ômega-3 para vegetarianos. Polvilhe linhaça em seu cereal ou em cima de uma salada para aumentar a ingestão de ácidos graxos essenciais. Sementes de chia e sementes de cânhamo são outras fontes de ômega-3. Oleaginosas também são uma fonte de ômega-3 que você pode comer como um lanche saudável. Castanha de caju, amendoim, nozes e amêndoas têm vestígios de ácidos graxos ômega-3.

Fontes de ômega 3: óleos

Ácidos graxos ômega 3 são encontrados em óleos, tais como óleo de soja, óleo de linhaça, óleo de canola e azeite de oliva. Para obter mais ômega-3 em sua dieta, adicione uma colher de chá de azeite de oliva para sua salada ou adicione uma colher de chá de óleo de linhaça para o seu mingau de aveia de manhã. Use azeite de oliva ou óleo de canola para cozinhar. Enquanto o óleo está fresco, o calor elevado não irá destruir os ácidos graxos ômega-3.

Consumindo ômega 3 em alimentação diversificada

Você deve consumir o ômega 3 de diferentes fontes para usufruir também de outros nutrientes de outros alimentos, como vitaminas e minerais. (Foto: sitik.wordpress.com)

Fontes de ômega 3: legumes e frutas

As folhas verdes, como espinafre, são um complemento saudável à sua dieta, que são uma fonte vegetal de ômega-3. Brócolis, couve-flor e abóbora também são fontes vegetais de ômega-3 que você pode adicionar à sua dieta saudável. Experimente assar os legumes no azeite de oliva para um delicioso prato cheio com os ácidos graxos saudáveis. Frutas vermelhas são fonte de doce de ômega-3. Coma um punhado de frutas vermelhas, especialmente mirtilos, para desfrutar de um fruto cheio de nutrição.

Outras fontes de ômega 3

Comer uma variedade de outros alimentos que contêm ômega-3 ajuda a pavimentar o caminho para o seu estilo de vida saudável. Tofu é uma proteína vegetal versátil que também contém ômega-3. Ele pode ser adicionado em saladas ou usado como um substituto da carne em pratos principais e secundários. Feijão também é uma fonte vegetal de ômega-3. Além de alimentos, você também pode adicionar ômega-3 às suas dietas através de suplementos com ômega-3, desde que orientado por um nutricionista e/ou profissional de saúde.

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