Fontes ricas em ômega 3 além da linhaça!

Escrito na categoria "Consumo de linhaça" por André M. Coelho.

Os ácidos graxos essenciais ômega 3 trazem uma variedade de benefícios para a saúde que incluem atuar com um papel crucial no funcionamento do cérebro e saúde do coração. Apesar de algumas das principais fontes de ômega-3 serem a sardinha, o salmão e o atum, os vegetarianos que não comem peixe também podem aproveitar os benefícios do ômega-3 a partir de fontes de origem vegetal. Existem diferentes tipos de ômega-3: ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico e docosahexaenoico. As fontes vegetais de ômega- 3 são ácidos alfa-linolênicos, mas o corpo converte em parte estes em ácido eicosapentaenoico e docosahexaenoico.

Fontes de ômega 3: nozes e sementes

Linhaça, como todos já sabemos, é uma das melhores fontes de ômega-3 para vegetarianos. Polvilhe linhaça em seu cereal ou em cima de uma salada para aumentar a ingestão de ácidos graxos essenciais. Sementes de chia e sementes de cânhamo são outras fontes de ômega-3. Oleaginosas também são uma fonte de ômega-3 que você pode comer como um lanche saudável. Castanha de caju, amendoim, nozes e amêndoas têm vestígios de ácidos graxos ômega-3.

Fontes de ômega 3: óleos

Ácidos graxos ômega 3 são encontrados em óleos, tais como óleo de soja, óleo de linhaça, óleo de canola e azeite de oliva. Para obter mais ômega-3 em sua dieta, adicione uma colher de chá de azeite de oliva para sua salada ou adicione uma colher de chá de óleo de linhaça para o seu mingau de aveia de manhã. Use azeite de oliva ou óleo de canola para cozinhar. Enquanto o óleo está fresco, o calor elevado não irá destruir os ácidos graxos ômega-3.

Consumindo ômega 3 em alimentação diversificada

Você deve consumir o ômega 3 de diferentes fontes para usufruir também de outros nutrientes de outros alimentos, como vitaminas e minerais. (Foto: sitik.wordpress.com)

Fontes de ômega 3: legumes e frutas

As folhas verdes, como espinafre, são um complemento saudável à sua dieta, que são uma fonte vegetal de ômega-3. Brócolis, couve-flor e abóbora também são fontes vegetais de ômega-3 que você pode adicionar à sua dieta saudável. Experimente assar os legumes no azeite de oliva para um delicioso prato cheio com os ácidos graxos saudáveis. Frutas vermelhas são fonte de doce de ômega-3. Coma um punhado de frutas vermelhas, especialmente mirtilos, para desfrutar de um fruto cheio de nutrição.

Outras fontes de ômega 3

Comer uma variedade de outros alimentos que contêm ômega-3 ajuda a pavimentar o caminho para o seu estilo de vida saudável. Tofu é uma proteína vegetal versátil que também contém ômega-3. Ele pode ser adicionado em saladas ou usado como um substituto da carne em pratos principais e secundários. Feijão também é uma fonte vegetal de ômega-3. Além de alimentos, você também pode adicionar ômega-3 às suas dietas através de suplementos com ômega-3, desde que orientado por um nutricionista e/ou profissional de saúde.

Você conhece mais fontes de ômega 3? Compartilhe nos comentários e ajude mais pessoas a conseguirem uma dieta mais saudável!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Desde que era obeso na adolescência, André teve que se preocupar com uma dieta saudável. Mesmo assim, aos 30 anos, teve um AVC que exigiu ainda mais mudanças na dieta. Encontrou na linhaça uma ótima fonte de nutrientes. Assim, passou a pesquisar alimentos e escrever sobre como usar a linhaça para melhorar a saúde.

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