Aumentar a quantidade de proteína na dieta provavelmente é a primeira coisa que vem à mente quando alguém desenvolve um plano para construir músculos. No entanto, pesquisas mostram que os ácidos graxos ômega-3 essenciais encontrados no óleo de peixe, combinado com um programa de treinamento físico, também podem beneficiar os atletas que tentam aumentar a massa muscular.

Para quem não sabe ainda, o óleo de linhaça é uma rica fonte de ômega-3 e pode ter benefícios para a saúde semelhantes ao óleo de peixe com uma boa economia. Porém, os pesquisadores não tem certeza se você pode substituir o óleo de peixe pelo óleo de linhaça para obter os mesmos benefícios de fortalecimento muscular. Mas vale dizer que os efeitos podem ser equivalentes.

Óleo de linhaça e ômega 3

O óleo de linhaça é uma rica fonte de ácidos graxos essenciais alfa-linolênicos, um precursor dos ácidos graxos ômega-3 eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA). O óleo de peixe é uma fonte rica destes dois tipos de ácidos. Entre outros benefícios para a saúde, os estudos mostram que os ácidos graxos ômega-3 reduzem a inflamação, diminuem o colesterol e reduzem o risco de doença cardíaca. O óleo de linhaça contém ômega-3 em 50 a 60 por cento na forma alfa-linolênica. No entanto, o corpo não é muito eficiente na conversão de ALA em ácidos graxos eicosapentaenoico e docosahexaenoico. Assim, os pesquisadores não estão certos se o óleo de linhaça tem todos os mesmos benefícios de saúde como os ácidos graxos derivados de óleo de peixe.

Ômega-3 e Pesquisa sobre os músculos

Um estudo relatou que ácidos graxos de óleo de peixe têm um efeito positivo sobre o metabolismo de proteínas musculares. No estudo, foram alimentados suplementos de óleo de peixe para novilhos. Após cinco semanas, os investigadores verificaram que os animais foram capazes de converter o dobro da quantidade de aminoácidos para sintetizar proteínas, particularmente nos músculos. Os ômega-3 são incorporados nas células musculares, melhorando o metabolismo das células.

Linhaça e ômega 3

A linhaça pode trazer bons benefícios na construção de músculos, principalmente para quem é atleta e não consome mais carne. (Foto: abfitt.blogspot.com)

EPA e desenvolvimento muscular

Os pesquisadores disseram que os ácidos graxos essenciais aumentaram o metabolismo de proteínas, restaurando a sensibilidade à insulin que o corpo precisa para usar eficazmente o alimento para a energia e para reconstruir tecidos. Os pesquisadores disseram que o ômega-3 do óleo de peixe pode impedir que as pessoas mais velhas tenham a perda muscular e podem prevenir problemas de saúde resultantes da perda de massa muscular. A suplementação de ômega-3 também pode ajudar os atletas a aumentar a sua massa muscular. No entanto, não vai substituir os treinos.

Substituindo Óleo de linhaça pelo óleo de peixe (e vice versa)

A melhor maneira de consumir o ômega- 3 é comer três ou mais porções de uma variedade de peixes a cada semana. Para aqueles que querem substituir o óleo de linhaça para óleo de peixe ou o inverso, 7 gramas de óleo de linhaça é equivalente a 1 grama de óleo de peixe. Para a manutenção geral da saúde, adultos devem tomar 1 a 2 colheres de sopa ou 1 a 2 cápsulas de óleo de linhaça por dia.

Contra-indicações para o uso do ômega-3 da linhaça

Embora o óleo de linhaça possa ajudar a melhorar a eficácia dos medicamentos para baixar o colesterol e reduzir os efeitos colaterais de outras drogas, as pessoas que estão a tomar medicamentos para afinar o sangue ou para baixar o açúcar no sangue devem evitar tomar óleo de linhaça até que tenham falado com o seu médico.

Você que é atleta, já acrescentou a linhaça na sua rotina de dieta? Como foi? E você, que só pratica esportes de vez em quando, quais os benefícios que a linhaça já trouxe para você?

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