Você provavelmente já ouviu falar ou já comeu açaí algum dia. Mas o que é isso? O que isso faz? E é uma maravilha da perda de peso, como algumas pessoas afirmam? Vamos entender um pouco mais sobre os benefícios do açaí para sua saúde e possíveis complicações para uma dieta.

O que é o açaí?

O açaí roxo é uma das muitas frutas da Amazônia que se tornaram populares pelo mundo. É uma frutinha redonda roxa, que vem de uma árvore semelhante a uma palmeira. Além da fruta, as árvores de açaí também podem ser usadas para fazer palmito, que também tem ótimos benefícios para uma dieta.

Açaí é saudável?

O Açaí, como outras frutas semelhantes, foi encontrado para ter certos benefícios para a saúde. Pelo menos uma dúzia de artigos na literatura médica convencional falam sobre os valiosos efeitos dessa fruta. Do ponto de vista nutricional, o açaí entrega em algumas frentes importantes: nos efeitos antioxidantes, nos efeitos anti-inflamatórios e no controle de peso, e todos descreveremos melhor abaixo.

Efeitos antioxidantes do açaí

O Açaí contém antioxidantes, substâncias que combatem moléculas prejudiciais, conhecidas como radicais livres. Muitos radicais livres podem causar danos aos tecidos humanos e levar a uma ampla variedade de distúrbios médicos, incluindo doenças cardíacas.

O pigmento roxo profundo do açaí é responsável por seus benefícios antioxidantes, que são semelhantes aos de outras frutas negras, como mirtilos e amoras. O pigmento contém antocianinas, uma poderosa classe de fitonutrientes que servem como antioxidantes. Alimentos que contêm antocianinas tem fortes cores vermelhas, azuis ou roxas.

A força dos efeitos antioxidantes em vários alimentos é medida pelo teste ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity). Quanto mais alto o escore ORAC, mais forte é o efeito antioxidante. O Açaí tem pontuações bastante altas.

Açaí na dieta

Açaí é uma fruta com diversos benefícios para a saúde, e pode acrescentar ótimos benefícios para sua dieta. (Foto: Steemit)

Propriedades anti-inflamatórias do açaí

Outra vantagem do Açaí é o seu efeito anti-inflamatório. Como o nome sugere, os anti-inflamatórios combatem a inflamação, que tem sido associada a vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e derrames. Muitos dos anti-inflamatórios não-esteroides funcionam no mesmo caminho que o Açaí.

E o açaí engorda?

Por outro lado, a alegação de que o açaí é bom para perda de peso parece ser infundada. Não há literatura nas revistas científicas sobre perda de peso e açaí. Essa parte da história do Açaí parece ser apenas mais um golpe de dieta.

O açaí puro, em si, é bom para a saúde. Porém, geralmente é consumido como parte de batidas, misturas, ou sorvetes que tem a adição de outros ingredientes e uma quantidade considerável de calorias. É importante tomar cuidado para não exagerar na dose ou complementos para as calorias extras não sabotarem uma dieta de perda de peso.

O que esperar do consumo da açaí?

Apesar de não ser um milagre da perda de peso, o Açaí, assim como mirtilos, amoras e outras frutas coloridas, é bom para incluir em qualquer dieta. Obtenha uma ampla gama de cores em sua dieta, e esse pigmento roxo escuro tem tantos benefícios positivos para a saúde e tem uma grande variedade de nutrientes que proporcionam diferentes benefícios à saúde.

Como vocês adicionam o açaí na dieta? Quais estratégias usam para que essa fruta contribua para uma vida mais saudável?

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